segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lar planejado para idosos


Não usar tapetes, evitar desníveis e aplicar pisos antiderrapantes são algumas das opções indicadas para tornar o ambiente propício para o bem-estar de idosos. Um lar seguro não precisa pecar na decoração, defendem os arquitetos. Para marcar o Dia Internacional do Idoso, celebrado hoje, o MEIA HORA relaciona dicas para tornar o ambiente ideal para quem atingiu a terceira idade.
É comum que os idosos tenham problemas de visão. Dessa forma, uma casa que receba luz natural facilita a vida do morador. "Portas e janelas devem ser grandiosas para oferecer o máximo de luz dentro da residência. Para complementar, na pintura, recomendo o uso da cor branca ou mesmo uma paleta de tons claros", orienta a arquiteta Carmen Avila.
Outra recomendação válida é instalar pontos de luz nos corredores e locais de circulação intensa. Além do teto, a iluminação indireta, na altura do rodapé, ajuda o morador na locomoção noturna quando precisar caminhar à noite.
Evitar desníveis, mesmo que em pequenas escalas, é outra indicação importante em uma casa adequada para um morador da terceira idade. Caso não seja possível, a sinalização é essencial. Para o projeto de escadas, é recomendável um piso antiderrapante e um corrimão firme instalado a uma altura de cerca de 90 centímetros.
Outro ponto importante é o morador abrir mão do uso de tapete, pois o objeto costuma ser fator de quedas e acidentes. Porém, se ainda assim o morador quiser utilizá-lo na sala, por exemplo, ele deve estar embaixo do sofá com as pontas fixadas com fitas antiderrapantes. Com relação ao piso, a orientação é escolher por modelos também antiderrapantes. O mercado oferece opções de porcelanato, cerâmica e até mesmo versões emborrachadas.
Portas e banheiros equipados
A porta deve dispor de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador. A recomendação é considerar um espaço de 90 centímetros. Caso não seja possível, não pode ser inferior a 80 centímetros. Já em relação aos móveis, quinas de peças baixas, que ficam fora da visão dos moradores, devem ser evitadas. Prateleiras e armários devem seguir a altura dos idosos para que eles não precisem se esticar ou subir em escadas quando forem pegar objetos. Por fim, no sofá, almofadas colaboram para o ajuste da postura e o auxílio na hora de levantar.
O banheiro deve ser adaptado cuidadosamente. Instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são precauções básicas a serem tomadas. "Considere instalar as barras de segurança também no lavatório e bacia sanitária",completa Carmem.


Meia Hora, Marina Cardoso, 1º/out