sexta-feira, 10 de abril de 2015

Consórcio conclui obras na Rua Barão da Torre


Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do metrô carioca no trecho entre Ipanema e a Gávea, concluiu as intervenções na Rua Barão da Torre, em Ipanema. O último trecho da via que permanecia interditado, entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo, será liberado a partir de sábado. No dia 7 de março, o trecho da Barão da Torre entre as ruas Farme de Amoedo e Joana Angélica já havia sido liberado ao trânsito.

Com o fim das obras nas imediações, terminam também as inversões temporárias no fluxo de veículos nas vias Teixeira de Melo e Jangadeiros, entre as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. A Teixeira de Melo volta a operar em direção à Barão da Torre e à Jangadeiros, no sentido Praça General Osório/Praia de Ipanema. Uma nova sinalização será implantada e profissionais de tráfego atuarão na orientação de condutores e pedestres. As alterações de trânsito foram definidas com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).

Apesar de não existirem mais obras na via, o consórcio continua executando as restaurações nos edifícios que foram afetados pela obra, bem como os reparos das pedras portuguesas nas calçadas do trecho entre as ruas Teixeira de Melo e Joana Angélica. Ao final destes serviços, a via será rearborizada.

Obra

A Linha 4 é um dos principais projetos de mobilidade urbana atualmente em execução no estado. Quando entrar em operação, no ano que vem, ligará a atual Estação Ipanema/General Osório, da Linha 1, ao Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca. De lá os passageiros poderão utilizar o sistema de BRT's, a apartir do trecho zero da Transoeste, também em construção.

A nova linha de metrô transportará por dia cerca de 300 mil pessoas, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações nos bairros de Ipanema, Leblon, Gávea, Rocinha, São Conrado e Barra da Tijuca, com aproximadamente 16 quilômetros de extensão.



Jornal do Commercio, 10/abr