segunda-feira, 6 de abril de 2015

Estilo condomínio-clube


Ser uma metrópole cercada pelo mar e pela montanhas é um privilégio do Rio. Mas esta condição impõe desafios logísticos para o seu desenvolvimento. São Paulo, por exemplo, cresce em todas as direções e o Rio sequer tem uma zona leste. Com isso, a expansão para outros municípios é natural.

As pessoas que hoje migram da capital para o interior tem novo perfil. Se há alguns anos o estilo "eu quero uma casa no campo" era o desejo de muita gente, hoje os moradores estão interessados em ter todas as facilidades oferecidas nos novos empreendimentos. E, assim como na Zona Oeste e Zona Norte do Rio, os residenciais no modelo condomínio- clubes são bem procurados. Os imóveis que ficam fora da cidade tendem a oferecer uma grande oferta de lazer para seus moradores. Como ficam mais afastados da metrópoles, churrasqueiras, piscina, academia entre outros, são itens que chamam a atenção.

- Eu não tenho uma vida social como se estivesse no Rio, por isso ter uma infraestrutura aqui na Serra é muito importante. Um dos motivos pelos quais escolhi o imóvel onde estou agora é porque tem uma área de lazer completa, com piscina, churrasqueira, academia e sauna - afirma Marcel Dilly, que mora em Teresópolis e pega a estrada todos os dias para ir trabalhar.

Entre os empreendimentos previstos para a região serrana com este perfil de infraestrutura, estão o Quinta Verti Club Residenziale, da parceria entre João Fortes Engenharia, P+ Desenvolvimento Imobiliário e Klacon Engenharia, em Nogueira, área de Petrópolis. Serão unidades de dois a quatro quartos, com arquitetura inspirada na região da Toscana, na Itália.

Tem ainda o Riserva dei Fiori, da STR, e o Itaipava All Suites, da Performance, este com área de lazer externa que inclui espaço para leitura, piscinas, deck molhado, pomar, labirinto infantil, além de um mirante dentro de uma área de reserva florestal. A parte interna terá academia, home office, cinema, espaço zen, SPA, salão de jogos, entre outros.

Para o lado de Niterói, foi lançado o Terras Alphaville Maricá 2 para atender esta demanda. Ao todo, são 588 lotes residenciais e oito comerciais. Os lotes da primeira fase foram vendidos em apenas cinco horas e tiveram uma valorização de 70% em pouco mais de um ano, segundo Claudia Yassuda, diretora de negócios da Alphaville Urbanismo completa:

- Maricá passa por um processo de desenvolvimento planejado e sustentável, se configurando como uma boa opção para morar. Além disso, a cidade representa uma oportunidade de investimento seguro, por sua localização estratégica e pelos investimentos que vem recebendo.

Neste cenário, além dos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, cidades como Maricá, Nilópolis e Petrópolis estão se tornando boas alternativas de investimento na área imobiliária.

- Esses mercados apresentam uma demanda crescente por empreendimentos sobretudo voltados para a nova classe média, que já representa mais da metade da população fluminense, atraindo as incorporadoras a oferecer padrões dos clubes residenciais da Barra da Tijuca, mas com melhores oportunidades de preço - afirma Luiz Henrique Rimes, diretor superintendente da Aqui Soluções Imobiliárias.



O Globo, 05/abr