terça-feira, 22 de abril de 2014

Rio ganha primeiro residencial com selo Aqua-HQE


O Rio vai ganhar seu primeiro empreendimento estritamente residencial com o selo Aqua-HQE. É o RG Personal Residences que terá as obras iniciadas nos próximos meses, mas já recebeu o selo na fase de planejamento. A intenção é garantir a certificação nas outras duas fases avaliadas pela Fundação Vanzolini, que concede o selo: projeto e construção.

Ainda não dá para dizer que todas as 586 unidades do RG Personal Residences serão sustentáveis. Mas, o prédio da construtora Even traz boas novidades para um mercado ainda carente.

- O Aqua tem um sistema de gestão que exige a correta inserção do edifício no contexto urbano, o uso de materiais que reduzam gastos de manutenção e um canteiro de obras que respeita meio ambiente, vizinhos e trabalhadores, além de conforto acústico e térmico - explica Flávia Afraia, gerente-geral de sustentabilidade da Even.

Para isso, os seis blocos do empreendimento ganharão depósitos centrais de lixo para armazenamento e gestão dos resíduos. Há a previsão para a instalação de células fotovoltaicas para o aquecimento da água. Nos apartamentos, as esquadrias serão maiores do que as exigidas legalmente, para que haja maior ventilação e iluminação naturais, e as cozinhas mais espaçosas, com bancadas maiores, que possibilitarão a instalação de equipamentos para armazenagem e triagem do lixo.

O RG segue o mesmo padrão do True Chácara Klabin, residencial paulista já entregue que recebeu a certificação nas três fases. Estudos realizados no prédio estimam que a economia de energia chegue a 22% e, a de água, a 40%.

Sustentável

Unidades de prédio no Recreio terão esquadrias maiores para entrada de luz e ventilação naturais, como exige a certificação Aqua-HOE

Hoje, há 109 empreendimentos residenciais com selo Aqua-HQE no país.



O Globo, 20/abr