terça-feira, 1 de abril de 2014

Multiuso: a aposta na qualidade de vida


Grandes congestionamentos no trânsito cada vez mais comuns nos centros urbanos chegam a consumir até 25% do tempo das pessoas. De acordo com último estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o carioca gasta em média 40 minutos no trânsito de casa para o trabalho, dependendo do trajeto. Trabalhar próximo ao local de moradia tornou-se um importante ganho de qualidade de vida. 

De olho nessa nova realidade da cidade, as incorporadoras vêm apostando no lançamento de empreendimentos multiuso. Também conhecidos como mixed-use, unem em um mesmo local trabalho, serviços, lazer e moradia. Acompanhando o ritmo de expansão imobiliária do Rio, esses empreendimentos ganharam velocidade de venda.

Áreas como Porto, região da Barra da Tijuca, Niterói e Itaboraí registram um crescimento significativo de lançamentos. Com isso, o multiuso está atraindo também investidores, que veem nele uma forma de conseguir renda com aluguel ou lucro com uma revenda, já que boa parte dos lançamentos está em regiões com grande potencial de valorização. 

"Muito comum em metrópoles como Nova York, Londres e Tóquio, o multiuso tornou-se um imperativo nas grandes cidades porque facilita o deslocamento. A mobilidade urbana gera qualidade de vida e qualidade de vida gera valorização", destaca Cláudio Hermolin, Diretor Regional da PDG Rio, que lançou ano passado no Recreio o primeiro business disctrict do Rio, o The City. Outro fator de atratividade para os investidores é a formação de um público consumidor cativo para os lojistas e profissionais liberais: 

"A integração de lojas, salas e apartamentos é um diferencial que gera demanda interna. As salas atraem profissionais que, por sua vez, consomem nas lojas. Além disso, o público do residencial com serviços garante o movimento nos horários em que a maioria dos escritórios não funciona", explica Marcelo Oliveira, Diretor de Incorporação da Dominus, primeira empresa a lançar, em 2011, um mixed-use na cidade, o Link Office, Mall & Stay. O sucesso na venda levou ao lançamento este ano de outro multiuso, o Neolink Office, Mall & Stay, na Barra da Tijuca. 

A crescente demanda já levou algumas empresas a inovar no conceito. O UPTOWN, da SIG Engenharia, traz uma "cidade" dentro da Barra da Tijuca. Haverá shopping, centro empresarial e warehouses capazes de abrigar espaços versáteis como gráficas, laboratórios e pequenas fábricas. O complexo tem infraestrutura completa com ruas, serviços de correios, bancos, fábricas, restaurantes etc., tudo funcionando dentro do mesmo espaço. "A ambientação foi pensada exatamente para que os freqüentadores tenham a sensação de estar dentro de um minibairro, com bancas de flores, orelhões, caixas de correio, sinalização de pedestre e placas de rua", explica Erica Chiesse, gerente de incorporação da SIG Engenharia.

Também em Jacarepaguá este tipo de empreendimento vem ganhando espaço. Somente na Taquara há dois complexos comerciais: o Mix Mall & Business, da MDL, e o Fontana di Successo, da Mega 18 Construtora. 

Nos últimos dez anos a Zona Oeste vem liderando o ranking de crescimento imobiliário no Rio. De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI), em 2013 a região representou mais de 60% do total de lançamentos. O grande número de imóveis aumenta a demanda por comércio e serviços e a necessidade de mobilidade urbana torna o Multiuso um negócio atrativo.



O Globo, Suplemento Imóveis, 31/mar