quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Vai comprar imóvel?


Na hora de comprar um imóvel, é importante tomar uma série de cuidados antes de fechar o negócio, principalmente em tempos de crise. Organização financeira e análise do cenário econômico estão entre as medidas fundamentais que devem ser adotadas.

"Controlar os gastos e definir o quanto será empregado na aquisição de um imóvel, levando sempre em conta a relação entre o que de fato cabe no bolso e as necessidades da família são os primeiros passos para a compra da casa própria. Nunca comprometer mais do que 30% dos seus rendimentos familiares mensais com dívidas, incluindo aí a prestação da casa própria", orienta Roberto Vertamatti, diretor de Economia da Associação Nacional dos Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Segundo Vertamatti, é preciso ainda analisar a modalidade de pagamento - seja por meio de financiamento bancário ou diretamente com a construtora ou consórcio - e se serão utilizadas economias, recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou da venda de outro imóvel. "É preciso ter sempre em mente que os juros continuam elevados", ressalta.

Sócio-diretor do Portal Movia, Marcus Moraes destaca a importância de pesquisar o valor das unidades, de visitar os imóveis, de consultar vizinhos e de conhecer a média dos preços na região. "Não aceite a primeira oferta. Mesmo que esteja confortável com o valor anunciado, ofereça menos do que estão pedindo. Se isso não funcionar, pelo menos ainda terá margem para negociar", sugere Moraes.

Imóvel usado como parte do pagamento da unidade nova

Para driblar o momento de crise, construtoras têm investido em campanhas oferecendo brindes, financiamento direto com a empresa - diante da dificuldade de conseguir crédito habitacional - e até imóvel como parte do pagamento.

É o caso da Rubi Engenharia no condomínio de casas Sunrise House Garden, já pronto para morar no Recreio. Além do parcelamento em até 180 meses direto com a construtora, é possível ter o imóvel antigo avaliado em até 50% do valor para parte do pagamento.

As oportunidades também incluem imóveis comerciais. A Mega 18 Construtora, por exemplo, criou a ação Fale com o Dono para o empresarial Fontana Di Successo, na Taquara. Alexandre Reznik, diretor da empresa, afirma que a ideia é que o comprador faça um bom negócio mesmo em tempos de crise. As salas são vendidas por a partir de R$ 125 mil, com entrada de 20% e o restante financiado direto com a construtora em até 20 vezes.



Meia Hora, Imóveis, 05/nov