segunda-feira, 14 de julho de 2014

Arquitetura: riqueza dos países, além do futebol


Nestes dias de Copa, os brasileiros puderam conhecer um pouco mais de outras culturas. O Morar Bem decidiu mostrar, então, as principais características arquitetônicas dos países que chegaram às semifinais. Até porque, rivalidade, só 110 campo, certo?

Nossa vizinha Argentina, por exemplo, é muito conhecida por suas construções antigas bem preservadas, entretanto, imóveis com um estilo mais clean e contemporâneo vão criando uma nova cara na arquitetura no país.

Esta mistura também é presente no Brasil, onde o estilo colonial se funde com o Modernismo, criando uma identidade heterogênea na arquitetura.

Já do lado de lá do Atlântico, em Amsterdã, Holanda, os edifícios são de linhas retas, mas com detalhes marcantes que os tomam especiais: os telhados irregulares, muito vidro e tijolo aparente.

E a Alemanha bate um bolão não só em campo, como em suas construções. As casas estilo enxaimel são bem conhecidas, porém, é o Bauhaus que se destaca, uma escola que revolucionou os métodos construtivos a partir do século XX. Até hoje, uma das maiores contribuições para a arquitetura mundial, onde o uso de pilares, aço e vidro ganham força.



O Globo, Raphaela Ribas, 13/jul