terça-feira, 22 de julho de 2014

Lançamento de imóvel no Rio aumentou 15%


Na contramão do restante do país, onde os lançamentos desaceleram para a desova de estoques, Rio de Janeiro apresentou aumento de 15% nas vendas de imóveis novos nos cinco primeiros meses do ano, na comparação com janeiro a maio de 2013.

No entanto, de acordo com os dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ), as construtoras e incorporadoras estão trocando os lançamentos na Zona Sul pelas Zonas Oeste e Norte e o Centro.

"Em junho, vai ser igual ou menor do que no ano passado", prevê o presidente da Ademi, João Paulo Rio Tinto de Matos.

O incremento do mercado carioca ocorre num momento em que os lançamentos na cidade de São Paulo desabaram 14%, segundo o sindicato paulista da habitação.

Para Matos, no Rio, a melhora na segurança e as obras de infra-estrutura e de mobilidade urbana para as Olimpíadas ajudaram no incremento dos negócios. Ele acrescentou que projetos para áreas de petróleo e gás também têm atraído mais moradores para a cidade. Além disso, embora continue em alta, o preço do metro quadrado no Rio tem subido menos.

De acordo com a Ademi-RJ,. a Zona Oeste, que inclui a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, é a área com mais espaços disponíveis na cidade. E onde são encontrados grandes condomínios residenciais e bairros planejados. Com isso, os lançamentos de imóveis residenciais na região cresceram 72%, entre janeiro e maio, na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado.



Monitor Mercantil, 21/jul