sexta-feira, 11 de julho de 2014

Edifício em formato da flor-de-lótus


O Lotus Building é uma construção em Wujin, na China, que vai além da beleza (diga-se, aliás, bem expressiva) e arrisca na arquitetura. Inspirada na flor-de-lótus, um dos símbolos da cultura chinesa, o edifício se parece com uma flor semiaberta e na parte externa é envolto por estruturas gigantes em formato de pétalas, que são colocadas em várias camadas e podem ficar abertas ou fechadas.

Outro detalhe que compõe e agrega no design é a iluminação, cuja combinação de luzes e de mosaicos coloridos nos azulejos das paredes criam um efeito degradê entre o branco e o rosa. O prédio, projetado pelo estúdio australiano de design Studio505, fica sobre um lago. Dentro do prédio, há um lustre de 23m de comprimento suspenso no centro do edifício, representando a parte interna da flor.

O formato em que o prédio foi construído tem também a finalidade de minimizar o uso de energia. O projeto mistura ventilação natural e no edifício foram instalados mais de 2,5 mil pilhas geotérmicas, que são impulsionadas pela água do próprio lago.



O Globo online, Morar Bem, 11/jul