quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Casa ecológica oferece alternativas para driblar calor e economizar energia


Uma casa em Palmas, diferente das tradicionais, utiliza soluções ecológicas para amenizar o calor e reduzir o consumo de energia. Logo na entrada da residência, ao invés de campainha, uma corda azul aciona os sinos e anuncia a chegada dos visitantes. Outro detalhe são os tijolos furados, colocados na estrutura para aliviar o calor. "A parede fica quente e a casa fica fria. Esta foi uma das coisas que foi pensada para o clima da Amazônia", explica o arquiteto e urbanista Gilberto Kobler Corrêa.

A planta da casa é resultado de uma pesquisa feita pelos alunos das primeiras turmas das faculdades de arquitetura e engenharia ambiental da Universidade Federal do Tocantins há pelo menos quinze anos. Apesar do tempo, o lugar guarda alternativas simples e modernas, que contribuem com o meio ambiente.

A varanda da casa é um lugar comum a todos os cômodos. A piscina foi construída no centro da residência. "Está vendo aqueles buraquinhos em cima da torre da antena da televisão? Todo o ar quente da casa, debaixo da telha, sobe e esquenta a água da caixa d' água", explicou o arquiteto.



G1, 27/jan