terça-feira, 21 de maio de 2019

CBIC Jovem: conhecendo o mercado e formando líderes


Durante o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), membros do grupo CBIC Jovem receberam estudantes do curso de Engenharia do Ibmec, da PUC-RIO e da UFF, convidados para participar das palestras do evento e de um bate-papo sobre gestão e liderança.
O objetivo foi criar interação desses jovens com a realidade do mercado e ouvir deles as expectativas quanto à profissão e como lidam com a liderança. De acordo com Pedro Martins, um dos integrantes do grupo, esse contato com novos estudantes é importante, pois é uma forma deles se prepararem para o futuro da profissão e de adquirirem mais informações sobre o setor, tornando-se multiplicadores desse conhecimento.
O consultor Ayrton Sérgio Ferreira, que conduz os trabalhos do CBIC Jovem, promoveu uma roda de conversa, onde falou sobre gestão e liderança. “Liderança não é autoridade. Liderar é estimular, reconhecer, encorajar e, assim, fazer com que a equipe aperfeiçoe suas funções”, destacou ele, que abriu a palavra para os estudantes falarem sobre sua experiência no evento e do contato que tiveram com o mercado.
Para Matheus Augusto, convidado do Ibmec, a experiência foi gratificante, principalmente por ter visto que há motivação para se investir no setor de construção civil, o que, para ele, é um incentivo para acabar o curso com mais gás. “Criei novas expectativas. Dentro da faculdade vemos um cenário ruim para o setor, mas percebi que podemos acreditar num futuro promissor”, afirmou ele, que já tem experiência com liderança, tendo criado uma empresa júnior, dentro da faculdade, para fazer projetos e acompanhamento de obra.
Também do Ibmec, Victória Carino reforçou as palavras do colega, dizendo que pensar no futuro vai além do que é visto na faculdade e que participar de uma oportunidade dessas é clarear esse caminho e perceber as evoluções do mercado.
Os estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nicholas de Souza e Pamela Xavier, também citaram a nova expectativa que tiveram do mercado de construção civil, ao ver diversas entidades, juntas, discutindo sobre soluções para o futuro do setor. “O modelo de mercado que nos é apresentado na faculdade não leva aos caminhos que vimos aqui”, disse Pamela.
Os dois estudantes da PUC-RIO, Hugo Lopes e Luíza Maciel, já tiveram experiência de intercâmbio no exterior e contato com o mercado de trabalho, ficando animados com as novas informações e novidades trazidas com o que foi visto no evento e na exposição de Ayrton.
O CBIC Jovem é uma iniciativa do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), da Câmara Brasileira da indústria da Construção (CBIC), para formar novos líderes para o setor da construção. O grupo faz visitas às universidades para disseminar, ao máximo, temas como gestão de desempenho, feedback e comportamento do líder.
“Queremos dar continuidade ao programa, propagar esse trabalho pelas universidades e captar mais jovens interessados em fazer a diferença no setor da construção civil”, concluiu Ayrton.

SECONCI, 21/mai