quinta-feira, 9 de maio de 2019

Segurança não é Gasto, é Investimento


Investir em segurança do trabalho não é um gasto, mas, sim, um investimento. Além de reduzir as chances de acidentes no trabalho, é uma forma de diminuir os gastos da empresa com afastamentos de funcionários. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que aconteça um acidente a cada 49s, no Brasil, totalizando 4.503.631 casos registrados, com CAT´s e sem CAT´s, de 2012 até hoje. O impacto dos gastos da Previdência com benefícios acidentários, de 2012 a 2018, ultrapassam os R$ 79 bilhões.
Os números assustam, mas os dados da OSST mostram que os registros anuais têm apresentado diminuição, o que mostra que, cada vez mais, os gestores estão atentos sobre a importância dos investimentos em treinamentos de mão de obra e nos cuidados com os programas ocupacionais exigidos por lei, o que gera maior segurança no canteiro de obras.  
Minimizar as estatísticas de acidente de trabalho é uma via de mão dupla, onde empregado e empregador precisam colaborar. De um lado, é preciso treinar os funcionários e seguir as NR´s e leis que regem o setor. De outro, é fundamental que este funcionário siga as regras e esteja atento às funções.
O Seconci-Rio atua nas duas frentes necessárias para garantia da segurança nos canteiros. No Centro Profissional da Construção Civil, em parceria com o SENAI, são realizados diversos cursos de capacitação dos profissionais, envolvendo aulas práticas e teóricas, sobre temas que vão de combate a incêndio a trabalho em altura, passando por cursos sobre as NR´s. Com a capacitação, a empresa diminui a exposição ao risco de acidentes.
A implantação e o acompanhamento dos programas ocupacionais também estão no rol de serviços oferecidos pelo Seconci-Rio. Exigidos por Lei, o PCMSO, PPRA, PCMAT, LTCAT e o PPP são documentos que comprovam o cuidado com a saúde e a segurança dos trabalhadores. Além disso, também é possível contratar a assessoria em segurança do trabalho, para apoio na elaboração desses programas.
Apenas em 2018, o Seconci-Rio treinou mais de 4,3 mil trabalhadores, em cursos diversos, e, com o serviço de implantação de PCMSO, garantiu a cobertura de mais de 5 mil trabalhadores nos canteiros de obra.

SECONCI, 09/mai