sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Crédito imobiliário com parcela fixa será lançado em março


O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou ontem que o banco irá lançar em março uma linha de crédito imobiliário sem qualquer tipo de correção. Atualmente, a Caixa oferece duas linhas de financiamento habitacional, uma corrigida pela Taxa Referencial e outra pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A decisão de lançar uma linha sem correção já havia sido anunciada no ano passado, mas o prazo para implementá-la era de até dois anos.

- Hoje, temos o crédito imobiliário ligado à TR, o crédito imobiliário ligado ao IPCA, a inflação - disse Guimarães, acrescentando: - Em março, faremos uma terceira linha, que é sem correção nenhuma. Você vai poder contratar crédito imobiliário de 30, 35 anos e saber quanto você vai pagar pelos próximos 30, 35 anos.

LUCRO RECORDE

Guimarães ressaltou que, quando a linha com correção pelo IPCA foi lançada, em agosto, "o mercado criticava muito", mas atualmente 16 bancos utilizam a modalidade. Ele se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

O presidente da Caixa ainda afirmou que, com a nova modalidade, deverá aumentar o número de migrações de linhas antigas da própria Caixa, com taxas de juros maiores, para os novos formatos.

Guimarães também afirmou que o banco teve um lucro recorde em 2019, sem revelar o número, e destacou o fato de a marca ser atingida no mesmo ano em que houve uma queda da taxa de juros.

- Não posso colocar o número, até porque o número não fechou, mas será o maior lucro da história da Caixa. Então a gente mostra matematicamente que pode reduzir juros e pode ser lucrativo ao mesmo tempo.



O Globo, Daniel Gullino, 03/jan