quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Mercado corporativo tem retomada no Rio de Janeiro


Na última quinta-feira, 13/02, aconteceu o Webinar SiiLA: Escritório. Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil debateu junto de Claudio Hermolin, presidente da Brasil Brokers, o desempenho do mercado de escritórios corporativos do Rio de Janeiro.

De acordo com os executivos, os imóveis comerciais do Rio de Janeiro estão em um momento de retomada. A taxa de espaços vagos em escritórios de alto padrão (A+ e A) na cidade, que chegou a 44% no primeiro semestre de 2017, hoje está em 32%, segundo os dados mais recentes da plataforma SiiLA.

A região do Porto, por exemplo, já teve taxas de vacância acima dos 90%. Hoje, o índice está em linha com o mercado - 34% ao fim de 2019, e esta taxa tende a cair nos próximos períodos.

"O mercado imobiliário é tudo sobre localização. E não existe lugar no mundo com uma característica em termos de localização como o Porto Maravilha. Aqui nós temos a estação de barcas, o Aeroporto Santos Dumont, VLT, terminais de ônibus, inclusive intermunicipal, Ponte Rio Niterói, acesso fácil à linha vermelha, amarela e pela avenida Brasil. Então quem tiver visão, com certeza enxerga o Porto Maravilha com um excelente futuro pela frente", afirma Hermolin.

Diretor da Sérgio Castro Imóveis, Anderson Martins comentou sobre a expectativa pelo ano de 2020 no ramo.

"O segmento imobiliário ainda sente os reflexos da crise econômica que atravessamos no Rio de Janeiro. Considero recente ainda afirmar sobre uma alta de preços. Acreditamos que, durante todo o ano de 2020, o cenário será de venda de imóveis com preço ajustado ou abaixo do valor de mercado. O cenário econômico brasileiro sugere que a temporada 2020 representará uma oportunidade para os compradores e negociações favoráveis", explicou Anderson.

Ele ainda aproveitou para concluir reforçando a perspectiva da Sérgio Castro Imóveis em relação ao ano.

"A Sérgio Castro já iniciou 2020 com muitos investimentos, força e volume expressivo de vendas de imóveis comerciais e residenciais. Temos tudo para ter mais um ano de sucesso", disse o diretor.

Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil, opinou sobre o assunto:

"Desde 2014, o Porto recebeu 7 novos empreendimentos de alto padrão, todos eles desenvolvidos com arquitetura moderna, que chegaram para revitalizar esta área do Rio de Janeiro. Em comum, todos trazem o que há de mais tecnológico e eficiente para os seus inquilinos. Dos 7 empreendimentos entregues no período, 5 já constam com certificado de sustentabilidade, uma das novas tendências que vieram para ficar", destaca Nicastro.



Diário do Rio, Felipe Lucena, 18/fev