terça-feira, 11 de março de 2014

Debaixo da escada

Não importa qual é o tamanho da sua casa: o espaço embaixo da escada pode, sim, ser muito bem aproveitado. Aqui, algumas ideias espertas do que fazer para utilizar o vão sob os degraus. Dá para embutir uma adega e até usar como espaço para guardar a bike!


Na casa do arquiteto Mauricio Karam, a escada em caracol deu lugar a uma mais estreita. Feita de chapas de ferro dobradas, tem apenas 85 cm de comprimento e é do modelo Santos Dumont, cujos degraus são alternados. Sob ela, um aparador baixinho organiza revistas e livros.


A peça dupla criada pela arquiteta Gabriela Marques ocupa toda a profundidade do vão embaixo da escada. Uma parte é móvel e se encaixa na área com 2 m de altura. De MDF laqueado, tem rodízios de silicone escondidos e nichos.


A escada metálica, fixa na estrutura de mesmo material, contrasta com a madeira e o estilo do buffet anos 1960 e com o aparelho telefônico retrô. Ainda sob os degraus, os moradores colocaram uma miniadega e alguns castiçais.


O espaço embaixo da escada de concreto expõe as coleções dos moradores: o cartaz de uma corrida em Paris, o armário de farmácia com as miniaturas de carros e o carrinho de chá retrô, que armazena as garrafas de cachaça envelhecida na cobertura da casa, com projeto assinado pelo escritório Casa 14 Arquitetura.


Escada dois em um: o vão embaixo foi aproveitado com a criação de colmeias, de 10x10 cm, para acomodar garrafas e bebidas. O visual ficou limpo graças à utilização da madeira freijó-linheiro, que também é usada na escada.


Como o apartamento é pequeno, o morador não tinha um lugar apropriado para guardar a bike. Por isso, aproveitou o espaço embaixo da escada, onde o veículo fica pendurado num suporte.


Este escritório fica na suíte de um casal. O ambiente é acessado por uma escada e o espaço embaixo dela foi preenchido com nichos que ajudam a organizar os livros.


A escada de madeira maciça ipê champanhe ganhou mais uma função no projeto da arquiteta Marina Linhares: ela guarda livros na área ociosa, embaixo dos degraus.


Um pequeno armário funciona como bar no vão da escada, ao lado da sala de jantar. Sobre o móvel, a decoradora Luciana Colesanti apoia a bandeja com as bebidas. Para que a parede não ficasse vazia, ela preencheu o espaço com quadrinhos e enfeites.


Para aproveitar o vão sob a escada, a arquiteta Cristina Bozian estendeu à direita a prancha que compõe o patamar e vai até a parede, também de madeira. Ali, funciona um charmoso bar.


Disposto nos dois lances perpendiculares, o guarda-corpo de vidro protege quem sobe ou desce. Ele vai bem com o tampo do mesmo material na mesa de jantar posicionada junto ao vão da escada, que foi aproveitado com um aparador.


Os guarda-corpos de aço e vidro deram transparência e luminosidade à área. No vão, abaixo, houve espaço para um vaso turco, além do aparador transparente e do espelho veneziano preso à parede.


Por não serem muito altos, o baú e o pequeno armário, ambos de madeira, não poluem o visual no estreito espaço entre o vão da escada e a porta. Sobre o móvel, a moradora dispôs ainda um quadro e pequenos objetos de decoração.


Casa e Jardim - 11/03/2014