quinta-feira, 27 de março de 2014

Opinião de cariocas e atrasos em obras 'reprovam' secretarias


A percepção dos cariocas acerca do trabalho feito pela prefeitura e atrasos em alguns dos principais projetos de infraestrutura conduzidos pelo município jogaram para baixo a avaliação do desempenho de dez dos 43 órgãos do município avaliados no ano de 2013. Os órgãos mais mal avaliados foram a Secretaria especial de Proteção e Defesa dos Animais, com nota 2,4; a Fundação RioÁguas, com nota 3; e a Secretaria especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, com nota 3,4. Embora tenham tido um desempenho melhor, secretarias como a de Cultura e a de Habitação, além da GeoRio, da RioTur e da RioLuz, que receberam notas entre 5 e 6,9, não conseguiram alcançar as metas estipuladas por elas mesmas.

- Tivemos muitas secretarias que se destacaram, com ótimos desempenhos, e secretarias com resultados um pouco abaixo do que se esperava. A RioAguas, por exemplo, esbarrou na complexidade das obras na Praça da bandeira, que tiveram várias revisões dos seus projetos. A própria Secretaria de Conservação teve dificuldade de bater suas metas por causa da percepção dos cariocas em relação a serviços como o tapa-buracos - afirmou o Secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho.

Para exemplificar metas não cumpridas, ele lembrou dos atrasos nas obras da Transoeste e a incapacidade de manter a taxa de ocupação dos hotéis acima de 80%, acompanhando a oferta de quartos (a taxa de ocupação ficou em 71,8%). As duas metas afetaram o desempenho das secretarias de obras e da RioTur, respectivamente. A de obras, que bateu a meta com nota 8.3 devido a um recurso aceito ontem, chegou a ser avaliada em 6,9.

Pedro Paulo, porém, ressaltou que a média da avaliação de todos os órgãos ficou em 8,1 - excluindo-se a nota da Secretaria de Educação, cuja avaliação só será divulgada no segundo semestre.

O programa, criado em 2009, confere notas de zero a dez a secretarias, autarquias e empresas municipais de acordo com metas estabelecidas no ano anterior. A avaliação leva em conta critérios objetivos, como cronogramas de obras e índices de saúde, e outros, subjetivos, como a percepção do cidadão captada pelo 1746, a central de atendimento da prefeitura.

- Em 2013, nós aprofundamos a participação do 1746 dentro do sistema de metas. Dada a complexidade do serviço de atendimento e da riqueza de informações e indicadores, conseguimos botar o que chamamos de metas de percepção. Depois que um chamado de um estacionamento irregular é atendido, temos como captar se a pessoa ficou satisfeita ou não com o serviço. Isso é incluído neste sistema de metas para que a Secretaria de Ordem Pública seja avaliada - acrescenta.

Bônus para funcionários

Funcionários dos órgãos que obtiveram nota maior que 8 ganham um bônus que varia de 0,5 a dois salários. Segundo a Casa Civil, 82,5% dos servidores municipais, cerca de 93,4 mil, terão direito ao benefício, que custará aos cofres públicos cerca de R$ 200 milhões.

Segundo Pedro Paulo, a Comlurb, que ainda não participa do programa, passará a ser avaliada a partir do próximo ano.

Em 2013 foram estipuladas 222 metas. E, de acordo com a prefeitura, os órgãos mais bem avaliados foram a Empresa Olímpica Municipal, a Procuradoria do município, a Secretaria de Urbanismo e o PreviRio, instituto de previdência do município, todos com nota dez.

O resultado da avaliação será apresentado hoje ao Conselho da Cidade, grupo que acompanha a execução do Plano Estratégico.

Algumas avaliações

Fundação RioÁguas - nota 3

Avaliação derrubada por atrasos nas obras na Praça da Bandeira, creditados a "imprevisibilidades" do projeto.

Secretaria de Defesa dos Animais - nota 2,4

Segundo a prefeitura, a morte do secretário, Claudio Cavalcanti, ocorrida em setembro, afetou o desempenho da pasta.

Secretaria de Envelhecimento Saudável - nota 3,4

Metas muito ambiciosas assumidas pela secretaria teriam causado a nota baixa.

RioLuz - nota 6,2

A empresa conseguiu manter o índice de falta de energia na cidade dentro do padrão mundial (até 2%). Mas a percepção dos cariocas a respeito do serviço derrubou o desempenho do órgão.

RioTur - nota 5,1

Desempenho afetado pela taxa de ocupação hoteleira.



O Globo online, 26/mar