quinta-feira, 29 de março de 2018

Apesar da crise, setor da Construção Civil recebe investimentos


Ainda em retração, o desempenho da Construção Civil segura a recuperação da economia brasileira. Os dados mostram que a o segmento caiu mais do que a média da economia nos últimos três anos e tem sentido a crise de forma mais profunda. Desde o 2º trimestre de 2013, a queda acumulada é de 14,3%, segundo o IBGE, enquanto que o PIB total recuou 5,5% nos últimos 4 anos. Neste período, quase 1 milhão dos 2,7 milhões de vagas formais que deixaram de existir no país foram na construção.

Mesmo com toda recessão e dificuldades, o cenário no campo social pode ser considerado positivo. Em 2017, o SECONCI-Rio (Serviço Social da Construção Civil) investiu mais de R$ 9 milhões em diversas ações através da contribuição de 842 empresas do setor. Só para se ter uma ideia do tamanho do investimento, no ano passado foram fornecidos mais de 61 mil medicamentos, aplicadas 11 mil vacinas, 25 mil consultas médicas, além de 40 mil exames complementares.

"Além de ser um setor intensivo em mão de obra, a retomada mais lenta da construção civil preocupa porque ela responde por cerca de 50% dos investimentos da economia", explica o Presidente do Seconci-Rio, Jackson da Costa Pereira. "O fraco desempenho da construção civil nos últimos anos é reflexo do encolhimento das construtoras envolvidas na operação Lava Jato, da forte queda nos investimentos públicos e do esfriamento do mercado imobiliário. Temos consciência da importância do nosso papel e vamos continuar lutando, apesar da crise", conclui.

Capacitação

E não é apenas a saúde do trabalhador da construção civil que sai ganhando. O SECONCI-Rio, através dos cursos e treinamentos oferecidos como o Projeto Reconstruir, Qualificação Setorial, entre outros, capacita candidatos para o mercado de trabalho com aulas gratuitas, certificados e banco de dados para possível inserção no emprego. Só no Rio de Janeiro foram 8.189 participantes em 2017 e mais de 20 mil participantes em atividades culturais, de esporte e de lazer.



O Dia online, Empregos e Negócios, 28/mar