terça-feira, 5 de janeiro de 2021

A pandemia e as mudanças no modo de trabalhar

 

A pandemia mudou bastante o cenário do mercado de trabalho. O regime de home office foi uma alternativa abraçada pelas empresas para garantir a continuidade das ações e a produtividade da equipe, enquanto que aqueles que precisavam trabalhar presencialmente mudaram hábitos, aumentando os cuidados com a higiene e praticando as novas medidas protetivas.

No entanto, espera-se que, com a chegada das vacinas, aos poucos as empresas voltem à dinâmica anterior, ainda que com algumas mudanças. Certamente, algumas mal podem esperar para voltar ao business as usual”, outras devem apostar ainda no trabalho remoto. Seja qual for o regime adotado, especialistas apostam que algumas medidas, provavelmente, devem ser incorporadas ao dia a dia do trabalho:

F de flexibilidade

A flexibilidade no local de trabalho veio mesmo para ficar, uma vez que os colaboradores provaram que podem ser produtivos em casa. Ainda assim, haverá poucas organizações 100% remotas. Muitas terão forças de trabalho híbridas, com alguns funcionários no escritório, enquanto outros ficam remotos.

Esta forma distribuída dos trabalhadores requer comunicação completa, metas e prioridades bem definidas e planejamento estratégico, assim como novas maneiras de medir a produtividade e entender o que os trabalhadores estão produzindo.

Mais que um bom plano de saúde

Não há como esconder as demandas que os colaboradores enfrentam quando trabalham de casa. Conciliar trabalho e vida doméstica não é nada fácil. Mesmo depois que os filhos voltarem para a escola, as empresas continuarão a buscar maneiras de apoiar os pais que trabalham, o que pode representar benefícios adicionais, como auxílio-creche e apoio para o planejamento financeiro e saúde mental de toda a família.

A reforma do escritório

Com menos pessoas entrando no espaço físico dos escritórios regularmente, as empresas provavelmente irão reavaliar suas necessidades imobiliárias e muitas delas irão reduzir o espaço para o trabalho presencial, promovendo uma reconfiguração.

Mais monitoramento

O monitoramento de funcionários remotos pode aumentar quando as coisas voltarem ao normal. Softwares de monitoramento de funcionários podem rastrear a produtividade, bloquear sites e monitorar a atividade. De acordo com especialistas, para evitar que esse tipo de vigilância prejudique o moral e o engajamento dos funcionários, as empresas devem torná-la “informativa” em vez de “avaliativa”, pois é uma forma de obter informações úteis sobre o comportamento de alguém, em vez de se preocupar em ser julgado pela chefia.

CNN Brasil, 05/jan