quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Xô Mosquito: evite a proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos canteiros

 

Você sabia que, de acordo com o Ministério da Saúde, 20% dos focos de dengue no Brasil estão nos canteiros de obras? Para ficar de fora dessa estatística, as ações não são difíceis, nem requerem custo, necessitando, apenas, de uma boa dose de cuidado e atenção.

No canteiro de uma obra há inúmeros possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti. Áreas com acúmulo de água, como caixas d’água, ralos e calhas das instalações provisórias, podem se tornar um provável criadouro. Locais onde estejam acumulados os entulhos de demolição da obra também são ambientes propícios.

Até mesmo o poço do elevador pode servir de morada para o mosquito, assim como materiais esquecidos pelos trabalhadores, como tampas de solventes, latas de tinta e galões.

Para evitar a proliferação do mosquito, todos os trabalhadores da obra devem estar atentos aos possíveis focos e  como eliminá-los:

– Localizar e eliminar todos focos de água parada no canteiro de obras;

– Tampar vasos sanitários, latas de lixo e outros recipientes, além de deixar os baldes de cabeça para baixo;

– Lonas e sacos plásticos: cuidado especial! Os ovos do mosquito podem se alojar na água acumulada nas dobras que se formam;

– Tampar os ralos e eliminar qualquer vestígio de água nas lajes e carriolas;

– Retirar o lixo e o entulho todos os dias.

E, atenção! O Seconci-Rio é parceiro das empresas no combate ao Aedes Aegypti. Solicite, gratuitamente, a visita de nossa equipe para uma vistoria em seu canteiro de obra.

SECONCI, 21/jan