quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

A vacina contra a Covid-19 vem para somar e não substituir as medidas sanitárias


Há meses, vivemos o cenário de retorno das atividades e, agora, com o início do calendário de imunização no Brasil, não significa que devamos negligenciar os protocolos sanitários. A vacina é fundamental, sim, mas não é suficiente para, em curto prazo, retomarmos nossa vida como antes.

O médico Ricardo Pacheco, que também é gestor em saúde e presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho), alerta que, nesse momento, quem cuida da saúde dos trabalhadores ganha ainda mais relevância: “É neste cenário que a saúde ocupacional se destaca, cuidando da saúde física e mental do trabalhador, orientando a todos sobre a importância da manutenção das medidas sanitárias, em casa e no trabalho, para que fiquemos todos ilesos até que a vacina chegue a cada um de nós”.

Manter o foco em frear o vírus

Os esforços dos cientistas do mundo inteiro na busca de uma vacina contra o novo coronavírus resultou na descoberta, em tempo recorde, de imunizantes que, mesmo aprovados, precisarão de um tempo para chegar a grande parte da população. Por isso é importante mantermos as medidas sanitárias.

Como não haverá vacinação em massa por enquanto, Pacheco cita o diretor-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus: “O diretor da OMS deixou claro que devemos fazer tudo para frear o vírus. Ele reforça a urgência das medidas de distanciamento e isolamento, uso de máscara nos locais públicos, lavar as mãos com frequência e desinfetar os ambientes. É isso que funciona agora para conter o vírus, além da testagem em massa para descobrir os casos no início da infecção e poder encontrar as pessoas que tiveram contato com o infectado”, afirma o gestor em saúde.

A importância de seguir as normas de segurança

Mesmo com a vacinação em curso, as empresas devem permanecer adotando todas as normas de segurança e medicina do trabalho já vigentes. Os empregadores devem tomar todas as medidas preventivas para evitar que os funcionários sejam contaminados pelo vírus.

Segundo Ricardo Pacheco, para reduzir o risco de contágio as empresas precisam adotar medidas sanitárias e de distanciamento social, que devem ser seguidas por funcionários e clientes. “Entre outras ações, é esperado que as empresas higienizem com frequência escritórios, lojas e departamentos; disponibilizem álcool em gel 70% para todos que entrarem no estabelecimento; exijam a utilização de máscaras e, possivelmente, reorganizem a escala de trabalho para evitar aglomeração de pessoas”, destaca  ele.

O médico alerta que vamos conviver um bom tempo ainda com o novo coronavírus, e que só um planejamento elaborado por uma equipe multidisciplinar pode manter as atividades de segurança. “É de suma importância que os trabalhadores sejam informados das medidas sanitárias que serão adotadas. Só com muita informação os protocolos de segurança e saúde dos trabalhadores serão observados e respeitados”, afirma, lembrando que o empreendedor precisa ter em mente que essas e outras ações têm o objetivo de preservar a saúde de todos que frequentam as empresas.

Protocolo Covid-19

O Seconci-Rio, em parceria com o Sinduscon-Rio, desde o início da pandemia, assumiu o compromisso de divulgar as medidas protetivas que devem ser assumidas pelas empresas, em seus escritórios e canteiros de obra. É importante que todos observem e apliquem esses protocolos para garantia da saúde e da segurança de todos os trabalhadores.

SECONCI, 28/jan