segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Endividamento sobe e consome mais da metade da renda das famílias

Cartão de crédito e empréstimos sem consignação tiveram altas maiores do que a média, segundo estudo da equipe de renda fixa da XP.

O endividamento das famílias brasileiras cresceu 21% no ano passado em relação a 2020. A alta foi puxada por linhas de crédito mais caras e sem garantias, segundo aponta um relatório elaborado pela equipe de Renda Fixa da XP com base em dados do Banco Central. Com a alta, o endividamento passou a consumir mais da metade da renda das famílias.

De acordo com o estudo, os dois tipos de crédito mais caros – com crescimento superior à média – foram o cartão de crédito (alta de 34% em relação ao ano anterior) e o crédito não consignado (37%). Ambos são das chamadas linhas "clean", ou seja, sem garantias.

O endividamento das famílias brasileiras está em um patamar alto na série histórica do Banco Central. Ele "tem crescido de maneira relevante, tendo atingido 51% em outubro de 2021 (último dado disponível)", diz o relatório da XP.

Análise

Na avaliação da economista Camilla Dolle, chefe de renda fixa da pesquisa da XP, um endividamento crescente preocupa dado fato de que a atual taxa básica de juros básica da economia brasileira, a Selic, ainda não está totalmente refletida nos contratos desses créditos. E, quando isso acontecer, dentro de um prazo de cerca de um ano, essas dívidas tendem a crescer ainda mais, o que pode levar a uma maior inadimplência.

"O problema desse crescimento é que crédito significa juros e isso gera um peso de juros que elas também têm de pagar com o passar do tempo e um ponto importante que é bom falar também. Apesar de a Selic a quase 11%, esses 11% ainda não estão totalmente refletidos nos custos das dívidas, porque isso demora cerca de 1 ano, entre o juro mudar para baixo ou para cima, e isso ser repassado nos custos de empréstimos", explicou a economista.

Ainda segundo a economista, o crédito teve um importante "papel contracíclico", ao "de certa, segurar" a economia do país durante os últimos dois anos, um deles de recessão decorrente da pandemia da Covid-19.

"Nos últimos dois anos, com todo o panorama que a gente teve na economia, o crédito teve um papel bem importante contracíclico, a gente teve a economia reduzindo a atividade e o crédito suprindo, de certa, segurando de certa forma a economia nos últimos anos, e crescendo. Com isso, a gente viu as famílias ficando mais endividadas. Isso leva um endividamento maior das famílias, é isso que temos visto nos dados liberados pelo Banco Central", explicou a economista.

Queda da renda

O endividamento das famílias tem crescido "de maneira relevante, tendo atingido 51% em outubro de 2021 (último dado disponível)", segundo o relatório.

O estudo destaca que a queda da renda das famílias é um fatores que explicam o maior endividamento. E que o quarto trimestre de 2021 registrou um leve aumento nos indicadores de inadimplência de pessoa física.

Entre as pessoas jurídicas, ou seja, as empresas, o aumento do crédito em 2021 ante o ano anterior foi de 11%, patamar bem inferior ao contabilizado pelo grupo das pessoas físicas.

Léo Arcoverde, GloboNews, 21/fev