terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Meta, dona do Facebook, vende projeto da criptomoeda Diem

Direitos intelectuais da moeda digital foram vendidos para fintech americana Silvergate Capital. Valores não foram divulgados oficialmente.

O projeto de criptomoeda iniciado pela Meta, empresa dona do Facebook, foi vendido para uma fintech americana após diversos obstáculos em dois anos e meio.

A associação em torno da Diem, nome que a moeda digital da rede social teria, teve sua propriedade intelectual e outros ativos adquiridos pela Silvergate Capital.

Os valores envolvidos não foram revelados oficialmente, mas a agência de notícias Bloomberg aponta que fontes afirmaram que o negócio gira em torno de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão, na cotação atual).

A venda da Diem encerra uma sequência de obstáculos e fiascos enfrentados pelo projeto desde o seu lançamento.

O Facebook, agora chamado Meta, criou a carteira digital Calibra, que seria utilizada para realizar transações com a criptomoeda, originalmente chamada Libra.

A empresa se uniu a diversas outras companhias para criar uma associação que governaria as decisões relacionadas ao ativo digital.

A reação de autoridades foi de desconfiança, com temores de que a iniciativa de uma empresa do porte do Facebook poderia desestabilizar o sistema financeiro mundial. Pouco depois de seu anúncio, diversos dos parceiros abandonaram o barco.

No final de 2020, a Libra foi rebatizada como Diem na tentativa afastar a sua imagem do Facebook.

A carteira digital, que armazenaria a criptomoeda, também mudou de nome de Calibra para Novi – essa iniciativa continua sob o guarda-chuva da Meta. Ela foi lançada oficialmente em outubro de 2021, utilizando somente o pax dollar (USDP), uma criptomoeda considerada estável.

G1, 01/jan