Empresa desenvolveu o inovador Patrimar Asset, que se propõe a solucionar com criatividade as dores de investidores no mercado imobiliário.
O Grupo Patrimar - que atua na construção e incorporação de imóveis das classes econômica, média e alta em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo - , seguindo o objetivo de diversificar os negócios da companhia, acaba de lançar uma novidade pensada para facilitar a vida dos investidores, o Patrimar Asset. A iniciativa permite a entrega do apartamento pronto para receber inquilinos, montado com marcenaria na cozinha, banheiro e quartos, além de eletrodomésticos, equipamentos e móveis nos cômodos. A ideia surgiu a partir de análise da área de Inovação do Grupo, que identificou essa dor nos investidores, que são grande parte dos compradores em determinados empreendimentos lançados.
O projeto piloto da inovação está disponível no High Line, que fica em Vila da Serra - Nova Lima (MG) -, cujo perfil da maioria dos clientes são investidores do mercado imobiliário, que querem alugar as suas unidades para monetizar o investimento. “É uma solução atrativa para o investidor, pois otimiza tempo e dinheiro, já que os apartamentos mobiliados propiciam maior agilidade no retorno do investimento. Todos os itens oferecidos no Kit Investidor estão no padrão de qualidade do Grupo, que conta com fornecedores parceiros para entregar o que há de melhor”, destaca Patricia Veiga, Diretora de Inovação e ESG do Grupo Patrimar.
O objetivo é que o Patrimar Asset seja implementado em empreendimentos com características voltadas para o público investidor como, por exemplo, os apartamentos compactos – uma aposta do mercado imobiliário nas grandes cidades, para atender a um público jovem que precisa de um local para morar enquanto estuda e trabalha em outros estados ou, ainda, jovens casais começando a vida a dois. Um imóvel da Patrimar – marca que atua no segmento de alto padrão do Grupo -, foi escolhido para dar início a nova frente de negócio, e a ideia é que a oportunidade seja ofertada também para outros empreendimentos da marca com esse público, tanto em projetos da Patrimar como da Novolar – marca que atua nos segmentos econômico e médio.
Nos últimos anos, a companhia vem intensificando os investimentos na área de inovação como parte da cultura organizacional no desenvolvimento de pessoas. A Gestão da Inovação da organização atua em quatro frentes atualmente: Gestão do Portfólio de Inovação, que ajuda a alavancar a visão de futuro do Grupo a partir da análise estratégica do portfólio de inovação; Cultura de Inovação, que se propõe a habilitar os colaboradores para serem agentes da inovação em todas as áreas de atuação; Inovação Aberta, que estabelece conexões dentro do ecossistema de Inovação para cuidar de dores identificadas na empresa em processos internos do dia a dia, além de também visar oportunidades de crescimento; e Novos Negócios, que é de onde surgiu o Patrimar Asset, ou seja, é uma área voltada para resolução de dores dos clientes.
O projeto Elevator, que reúne os colaboradores em grupos para olharem temas como Cultura Digital, Eficiência Operacional, Experiência do Cliente, Gestão de Obras e Gestão de Empreendimentos através da ótica da transformação digital foi o start desse movimento. Somado a isso, por meio de iniciativas de intraempreendedorismo, a empresa também avalia projetos inovadores desenvolvidos por colaboradores, selecionando as melhores ideias para serem aceleradas e colocadas em prática - esse é o “Semeando Ideiais”, que também faz parte desse processo de aprofundamento em inovação pelo Grupo.
“Aqui no Grupo Patrimar estamos sempre buscando novos modelos de negócios. Por isso, estamos muito felizes em anunciar novas frentes que vão além do nosso core business, a construção e a incorporação, mas que são complementares no conceito de solução em habitação”, finaliza Patrícia Veiga.
ABRAINC, 14/mai