Mais exigentes após a pandemia, os clientes buscam projetos que ofereçam ambientes versáteis e conectados nas áreas comuns.
A mudança de comportamento observada em função da pandemia está levando as construtoras dos segmentos econômico e de médio padrão a adaptar seus projetos para atender às novas exigências de lazer diferenciado. Nas áreas comuns, a ordem é oferecer espaços versáteis e conectados, que atendam aos mais variados interesses e faixas etárias. A ideia é que esses ambientes possam satisfazer (quase) a todas as necessidades dos moradores.
A MP Construtora levou esse conceito ao pé da letra ao lançar o Water Park Resort Pendotiba, em São Gonçalo. O condomínio, com nove torres, terá seis mil metros quadrados só de área de piscina. Vai ter de tudo: piscinas adulto e infantil, aquecida e com onda e tobogã. Ao todo serão 1.536 unidades. O gerente de Marketing da MP, Gesiel Dias, diz que o projeto não tem precedentes no portfólio da construtora.
- A área de lazer é surreal e sem comparação com outros empreendimentos nossos e na região. São mais de 50 itens de lazer. Vamos construir um resort para o morador curtir com sua família e não precisar sair do condomínio. O local tem a pegada do “fique em casa”, que se tornou muito forte durante a pandemia - explica Dias.
O projeto contempla quadras de vôlei de praia e de beach tennis, minigolfe, salas de dança e lutas, cine kids, ateliê, sauna seca e a vapor, salões de festas para crianças, adolescentes e adultos, e até uma trilha rodeada por uma área verde. A inspiração, segundo Dias, veio após algumas visitas a resorts do Nordeste.
- No Water Park, usamos e abusamos da criatividade e incluímos realmente tudo que um bom resort oferece - acrescenta.
No projeto de médio padrão da Living no Cachambi, um dos diferenciais é o espaço Only, com área para festas e confraternizações exclusivas com churrasqueira, espaço gourmet e salão de festas para uso de convidados, em um espaço que fica à parte da área comum do condomínio. Os itens de lazer do empreendimento também foram caprichados, ressalta a gerente de Desenvolvimento de Produto Living e Vivaz, Thays Góes.
- Nos projetos de médio padrão, temos um pouco mais de liberdade para criar novos ambientes. Colocamos piscina de 50 metros, lazer no rooftop de uma das torres, sala de jogos e academia com três ambientes: para musculação, crossfit e aeróbica - enumera a gerente.
Como exemplos no segmento econômico, Thays cita o Honório e o Zona Norte, que se destacam pela criatividade no aproveitamento dos espaços. O coworking foi instalado no mesmo ambiente do salão de festas - durante o dia, pode ser utilizado para o trabalho e, à noite, o mobiliário versátil serve para acomodar os convidados em festas ou em reuniões de amigos.
Extra, 08/mai