Mês de janeiro se destaca pelo aumento no interesse em se mudar, seja no aluguel ou para casa própria.
A taxa de juros vai caindo, o endividamento das famílias tende a diminuir nesses ciclos e volta a ascender sonhos antigos. De acordo com o Google, as buscas por compra e venda de imóveis tiveram um aumento de 12,2% em janeiro de 2024 em relação a igual período do ano passado.
Os dados são da primeira semana de janeiro e mostram ainda que o crescimento dessas buscas superou os 20% em três estados: Espírito Santo, Piauí e Tocantins.
"Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os outros estados que tiveram aumento considerável em comparação a 2023, situando-se entre 10% e 20%", aponta o levantamento, antecipado ao Valor Investe.
A Caixa Econômica, banco com a maior fatia no mercado de crédito imobiliário, também é recorrente nas buscas, por meio de uso de termos como "Imóveis à venda Caixa" ou "Imóveis Caixa venda direta online".
As pesquisas podem estar relacionadas ao financiamento ou a programas de habitação popular que a instituição opera, como Minha Casa Minha Vida. As taxas de juros no banco também costumam estar entre as mais competitivas.
Janeiro é o mês que mais inspira mudança de moradia, como sugerem os dados de busca do Google que mostram que este tipo de pesquisa é 25% maior neste período. Neste ano, cresceu também o interesse por aluguel, com alta de 8,3% nas buscas em relação a 2023. Houve 20% mais pesquisas para aluguel em Sergipe, por exemplo.
Termos mais buscados em relação ao aluguel:
- Casa para alugar
- Casas para alugar
- Apartamento para alugar
- Casa na praia para alugar
- Kitnet para alugar
- Casa de praia para alugar
Termos mais buscados em relação à compra e venda:
- Casa à venda
- Apartamento à venda
- Casas à venda
- Imóveis à venda Caixa
- Caixa imóveis à venda
Valor Investe, 24/mai