sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Construindo um mundo mais sustentável


Sustentabilidade, empreendimentos verdes e respeito ao meio ambiente. Esses conceitos estão sendo cada vez mais valorizados e difundidos no universo da construção civil no Brasil. O país já é o quarto no ranking mundial em número de edificações sustentáveis, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Segundo estudo elaborado pela consultoria EY, este nicho do mercado representa 9% do PIB da construção brasileira e cresce a uma taxa média de 30% ao ano.

Uma das adeptas dessa onda verde é a Damha Urbanizadora, empresa do Grupo Encalso Damha, que atua nos setores de engenharia civil, agronegócios, shopping centers, concessão de rodovias, energia e imobiliário. A empresa possui em seu portfólio quatro empreendimentos com o certificado internacional AQUA (Alta Qualidade Ambiental), um dos mais conceituados no segmento. O selo atesta a sustentabilidade de empreendimentos imobiliários e é concedido no Brasil pela Fundação Vanzolini.

Entre os itens avaliados no processo de obtenção da certificação estão a preservação dos recursos ambientais, economia de água e energia, uso de materiais e equipamentos sustentáveis, tratamento de resíduos, proteção do ecossistema, estímulo ao convívio social e formação de mão de obra local.

"Desde que a empresa foi criada, em 1979, a questão ambiental sempre foi um dos principais focos no desenvolvimento de projetos urbanísticos. A certificação AQUA veio, portanto, para coroar e valorizar ainda mais o nosso trabalho", avalia a gerente de Marketing e Relacionamento com o Cliente, Fernanda Toledo. A Damha foi a primeira urbanizadora do país a ter um condomínio horizontal com o selo AQUA, o chamado Residencial Damha Golf I, em São Carlos (SP), construído em 2011.

Grandes áreas de convivência entre os condôminos, campos de lazer, segurança e contato próximo com a natureza são alguns dos itens comuns aos 71 residenciais já implantados pela Damha Urbanizadora em nove estados brasileiros. Atualmente, são 39 projetos em andamento, localizados em 13 estados. Até o final de 2014, serão lançados três novos empreendimentos pelo país, incluindo o Residencial Damha II, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.



Brasil Econômico, Especial Sustentabilidade, 28/nov