segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Pôr do sol aos pés da montanha


A dupla de arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar já conhecia o gosto dos clientes da ampla casa na Barra da Tijuca.

- Fizemos o projeto da casa anterior do casal, e também do restaurante da família, o Ristretto Café & Bistrô - conta Bruno, que encontrou o começo de uma estrutura que fora abandonada por dois anos.

Mantendo o layout original, a dupla foi acrescentando ambientes a pedido dos donos, como uma área gourmet externa. Foram 14 meses de obras, em 2.100m² de área construída - restam ainda 2.000m² de terreno no entorno - que se dividem em quatro andares, inclusive o subsolo onde ficam, além da garagem e dos quartos dos empregados, o spa, a academia e a sala de balé.

Situado numa área verde e sem vizinhos por perto, o projeto pôde ter muito vidro, privilegiando a iluminação e a ventilação. Com grandes vãos, a alvenaria central é revestida com painéis de madeira para aquecer a área social. A escada, de réguas de bambu da Indonésia, é funcional e decorativa - parece uma escultura.

A decoração não se atropela: mesmo nos grandes espaços consegue ter um ar intimista, destacando os estofados de boa qualidade, as linhas simples e os móveis de design nacional (de Sergio Rodrigues e Maria Candida Machado, designer da Interni) até Tom Dixon, nosso íntimo (lembra-se da capa do último ELA?).

Mas o que mais chama a atenção, especialmente para os que estão acostumados a morar em apartamentos, é a suíte do casal, com generosíssimos 150m². Inclui sala íntima, dois closets e uma sala de banho com bancadas separadas (e espaço até para a maquiagem).

Os tons de bege e cinza predominam na casa, mas, na cozinha, de granito preto e armários da Ornare brancos, são as cadeiras em tons de pôr do sol e um roda teto alaranjado, que fazem toda a diferença - e alegria.



O Globo, Ela, 1/nov