quarta-feira, 18 de julho de 2018

Pior transporte do mundo? Moradores do Rio já sabiam


Os passageiros que usam ônibus e trem todo dia no Rio não se surpreenderam com a pesquisa do instituto Expert Market, dos Estados Unidos, que aponta o Rio como a cidade com o pior transporte do mundo. O serviço prestado aos cariocas ficou em último lugar num ranking que analisou 74 municípios em 16 países. O estudo se baseou em critérios como tempo de viagem, espera nos pontos, baldeações necessárias para completar a viagem e o custo mensal das passagens, considerando o salário médio da população.

- Já fiquei mais de 40 minutos no ponto esperando pelo ônibus. Isso quando as empresas não tiram a linha de circulação sem avisar aos passageiros - reclama Selmo Paulo da Silva, de 62, morador de Jacarepaguá.

O soldador Thiago Rocha, de 29 anos, morador de Bangu, contou que já ficou até uma hora no ponto de ônibus - a média de espera do carioca apontada na pesquisa é de 19 minutos. Já o tempo médio perdido nos trajeitos é de uma hora e meia, de acordo como o estudo.

Acompanhando o Rio na lista dos piores, estão outras capitais brasileiras: Brasília (68ª posição), Salvador (70ª) e São Paulo (72ª). No outro extremo, a França lidera, batendo um bolão no sistema de transporte: além de ter Nice, cidade que ficou em primeiro lugar, é o pais que tem mais municípios entre os dez melhores. São quatro, considerando Toulouse (4ª posição), Lyon (7ª) e Strasbourg (9ª).

- Se a análise tivesse um número maior de cidades, o Rio ainda seria o pior. O transporte público é muito ruim e ainda por cima, caro - diz Walber Siqueira, de 34 anos, morador de Santa Cruz.



Extra, Geraldo Ribeiro, 18/jul