sexta-feira, 27 de julho de 2018

Taxa para hotéis e Airbnb


A Prefeitura do Rio estuda criar uma taxa que terá que ser paga por hóspedes de hotéis, albergues (hostels) e também por clientes do 'Airbnb', plataforma on-line onde se pode alugar um imóvel, ou um cômodo em um imóvel, em um esquema de aluguel por temporada.

"Os estabelecimentos ou as pessoas que anunciarem via Airbnb, então, vão recolher esse valor e repassar à prefeitura. Seria uma pequena porcentagem calculada com base no valor total da hospedagem", diz Victor Travancas, da Rio Eventos. A verba entraria no caixa da RioTur com o objetivo de incrementar o turismo na cidade. A ideia é analisada pela RioTur, presidida por Marcelo Alves, e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

Segue

"O Airbnb arrecada mais do que qualquer hotel no Rio de Janeiro, mas não é tributado em nada. Em vez de brigar com o Airbnb, estamos fazendo do limão uma limonada", diz um advogado da OAB que auxilia o estudo.

Drible

Se o valor fosse cobrado via Imposto Sobre Serviços (ISS), a verba iria diretamente para a Casa Civil da prefeitura. Por meio da nova taxa, o dinheiro poderá ser destinado à RioTur.


O Dia, Informe do Dia, 27/jul