quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

95% dos executivos veem trabalho híbrido como permanente, diz pesquisa

De abril a dezembro de 2020, 80% das vagas trabalhadas pela Robert Half foram para posições 75% ou 100% remotas; em 2019, apenas 5% tinham essa característica.

Pesquisa divulgada pela consultoria de recrutamento especializado Robert Half mostra que, para 95% dos executivos entrevistados, o trabalho híbrido, com rodízio entre home office e no escritório, é visto como parte permanente do cenário de empregos.

Além disso, houve crescimento significativo na quantidade de empresas oferecendo opções de trabalho remoto em comparação ao período anterior à Covid-19.

De abril a dezembro de 2020, 80% das vagas trabalhadas pela Robert Half foram para posições 75% ou 100% remotas, e essa tendência deve se manter ao menos pelos próximos seis meses. Em 2019, apenas 5% tinham essa característica.

O estudo “Demanda por talentos no cenário da atual” foi feito online com 1.500 executivos em novembro de 2020 na Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido. Entre os entrevistados estão gerentes gerais, diretores financeiros e diretores de tecnologia com responsabilidades de contratação.

Os principais benefícios no uso de equipes híbridas incluem a criação de oportunidades de melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional aos trabalhadores e redução de custos de escritório para as empresas.

De acordo com os executivos entrevistados pela Robert Half, as cinco funções e tarefas que melhor se adequam ao trabalho remoto incluem:

Para gerentes de contratação

E-Commerce/Marketing Digital

Administração

Vendas

Gestão empresarial

Atendimento ao cliente

Para CIOs/CTOs

Engenharia em Nuvem

Rede/Gestão de Sistemas

Análise de Sistemas & Segurança

Business Intelligence

Suporte/Gestão do Help Desk

Para CFOs

Planejamento Financeiro

Análise Financeira

Gestão de Contas

Folha de pagamento

Auditoria e Relatórios

Para Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, 2021 continua sendo um ano de recuperação e reconstrução, tanto para empresas, quanto para os profissionais.

“As mudanças globais em relação ao trabalho remoto e híbrido, assim como a geração de receita advinda do comércio eletrônico, estão influenciando as prioridades de contratação que a Robert Half observa no Brasil. A adoção de processos operacionais e de planejamento mais orientados por dados, em conjunto com estratégias transformadoras de aceleração do rastreamento de talentos, projetadas para construir forças de trabalhos mais resilientes, flexíveis e ágeis, seguem sendo imperativos para navegarmos rumo ao fim da pandemia”, diz.

Brasileiros estão otimistas

A pesquisa mostra ainda que, enquanto na média global entre sete países, 67% dos trabalhadores entrevistados estão otimistas em relação às oportunidades de carreira em 2021, no Brasil, o índice chega a 73%.

Mais da metade dos profissionais brasileiros (52%) espera um aumento de salário este ano, contra 57% da média global. E para 65% dos trabalhadores no Brasil, a jornada ideal para aliviar o peso da jornada de trabalho e o burnout em 2021 é a flexível.

Em nível global, 68% esperam permanecer trabalhando de casa entre um e três dias na semana e 49% desejam experimentar uma jornada “comprimida”, de quatro dias.

Além disso, mais da metade (58%) dos profissionais brasileiros pensaram em se mudar para outra cidade ou país enquanto trabalhavam remotamente nos últimos meses, contra 39% da média global.

Tendências de contratação

A Robert Half identificou cinco tendências de contratação com a ascensão do “trabalhe de qualquer lugar”.

A principal é que as habilidades técnicas e especializadas devem ser acompanhadas de habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, abrindo espaço ao que vem sendo chamado de "habilidades híbridas".

Além disso, à medida que as organizações adotam cada vez mais as vagas de trabalho remoto como primeira opção, entendem o valor do recrutamento para além de suas cidades.

Outra tendência é oferecer salários e benefícios competitivos para reter colaboradores importantes, assim como atrair os melhores talentos.

Há ainda um maior investimento em tecnologias que apoiam o suporte ao trabalho remoto e à colaboração contínua, bem como programas e benefícios de saúde e bem estar aos funcionários.

Enquanto os recrutamentos virtuais já substituíram o processo presencial em muitas organizações, as empresas agora precisam repensar como lidar com a saída de funcionários à distância.

“A força de trabalho ‘anywhere’ chegou definitivamente para ficar. A adoção de uma mentalidade flexível será essencial para organizações e profissionais que queiram prosperar em um ambiente de negócios altamente dinâmico”, diz Mantovani.

G1, 18/fev