segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Após GameStop, prata vira 'alvo' de investidores do varejo e tem forte alta no mercado internacional

Movimento de compra teria sido mais uma vez influenciado por participantes de fórum no Reddit.

A prata se tornou o mais recente foco de um frenético movimento online de investidores de varejo que busca elevar os valores de ativos contra os quais grandes gestores de fundos apostaram. Os preços da prata subiram para uma máxima em oito anos nesta segunda-feira (1º) no mercado internacional.

O preço da onça (cerca de 31 gramas) do metal superou US$ 30. De acordo com a Bloomberg, ao longo do final de semana vendedores online de barras e moedas de prata viram a demanda disparar em todo o mundo.

A alta no preço da prata está ligada ao mesmo grupo que fez disparar, na semana passada, as ações da rede de lojas de videogame GameStop: o fórum no Reddit WallStreetBets.

Assim como no caso da GameStop, grandes fundos de hedge estariam 'vendidos' apostando na queda do valor do metal - e com o movimento, os investidores do WallStreetBets poderiam provocar fortes perdas a esses fundos.

Como isso funciona?

Em uma operação chamada 'venda a descoberto', operadores 'alugam' ativos (neste caso, a prata) e vendem para outros investidores, acreditando que o preço vai cair. Ao final de um prazo determinado, esses operadores têm que devolver o ativo para o dono original, independente da sua cotação.

Se a aposta do operador estiver certa, ele vai recomprar os ativos a um preço mais baixo do que o de venda - e embolsar o lucro. Esse tipo de movimento, portanto, só é positivo quando o preço do ativo cai.

Mas com a alta desses ativos, como ocorreu com a GameStop, os investidores que apostaram na queda do preço das ações são obrigados a recomprara um preço maior para mitigar as perdas, num movimento conhecido como 'short squeeze'.

No caso da prata, no entanto, é mais difícil que os fundos venham a sofrer grandes perdas: isso porque o mercado do metal é muito maior, assim como a disponibilidade - já no caso das ações da GameStop, os fundos têm uma quantidade muito limitada de ações no mercado que podem ser compradas.

G1, 01/fev