terça-feira, 23 de agosto de 2022

Presidente do Banco Central diz esperar 'dois ou três meses' de deflação no Brasil

Mês de julho foi o primeiro com queda de 0,68% nos preços, segundo IBGE. Campos Neto também disse que IPCA deve ficar ao redor de 6,5% neste ano, acima do teto da meta para 2022.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (23) que espera "dois ou três meses de deflação" no Brasil, ou seja, de queda dos preços, por conta de medidas aprovadas pelo Congresso Nacional. Ele participa de evento no Chile, transmitido pela internet.

Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, teve queda de 0,68% em julho, após ter registrado alta 0,67% em junho. Com isso, o país registrou uma deflação – inflação negativa – a primeira depois de 25 meses seguidos de alta de preços.

De acordo com Campos Neto, deverá haver nova queda de preços em agosto e essa tendência poderá até mesmo ser registrada em setembro - completando, assim, três meses de tombo da inflação oficial.

ICMS sobre itens essenciais

A queda da inflação aconteceu após o corte de impostos sobre itens essenciais, como combustíveis e energia elétrica. Esses produtos por si só já impactam a inflação. Além disso, influenciam indiretamente os preços de outros itens.

A diminuição dos impostos, em ano eleitoral, foi uma estratégia adotada pelo governo e pelo Congresso. No entanto, apesar de segurarem a inflação em 2022, essas medidas pressionam os preços para 2023, conforme já alertaram diversos economistas.

Diante disso, o Banco Central já tem admitido que o foco é controlar a inflação em 2024.

Inflação ao redor de 6,5% em 2022

No evento no Chile, o presidente do BC também fez estimativas para a inflação em 2022.

"Neste ano, [a inflação oficial] vai ser ao redor de 6,5%, talvez um pouco menor. Não estamos celebrando intensamente, há trabalho a fazer. Esperamos dois ou três meses de deflação, muito impactada por energia e medidas", declarou Campos Neto.

Na semana passada, os economistas do mercado financeiro reduziram de 7,02% para 6,82% a estimativa de inflação para este ano. A previsão foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central. Foi a oitava queda seguida no indicador.

Com isso, o presidente do Banco Central está estimando um IPCA um pouco abaixo da última previsão do mercado financeiro. Entretanto, ainda segue acima do teto do sistema de metas de inflação deste ano.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% para 2022 e será considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%. O Banco Central já havia admitido anteriormente que vai estourar o teto da meta, assim como aconteceu em 2021.

Incerteza sobre contas públicas

O presidente do Banco Central também voltou a citar o aumento de gastos, em ano eleitoral, e a incerteza sobre o que acontecerá no próximo ano, o primeiro de um novo mandato, como fator negativo para a credibilidade das contas públicas.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que subiu o juro básico da economia para 13,75% ao ano, o mais alto em seis anos, o BC manifestou preocupação com o aumento de gastos promovido por meio da "PEC Kamizaze" — que driblou a lei e turbinou benefícios sociais, como o Auxílio Brasil.

A instituição avaliou, naquele momento, que o prolongamento dessas políticas "pode elevar os prêmios de risco do país" (resultando em juros mais altos para a população) e pressionar inflação à medida que pioram a trajetória das contas públicas.

Nesta terça-feira, Campos Neto afirmou que há sempre incerteza sobre a estrutura das contas públicas no Brasil quando se muda o governo.

“Temos que criar credibilidade com a políticas para que os mercados entendam que estamos em um caminho de disciplina fiscal [...] Hoje, o risco [que se reflete na curva de juros do mercado] reflete a incerteza sobre o fiscal no longo prazo”, declarou o presidente do BC.

Os dois candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na corrida eleitoral deste ano, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometem manter em R$ 600 o patamar mínimo para o Auxílio Brasil em 2023.

Lula tem falado em terminar com o teto de gastos, mecanismo que limita o crescimento da maior parte das despesas à inflação do ano anterior, enquanto a equipe econômica de Bolsonaro realiza estudos para a troca do teto de gastos por metas para a dívida pública.

Alexandro Martello, G1, 23/ago