terça-feira, 2 de agosto de 2022

Venda de veículos novos no Brasil cresce em julho, diz Fenabrave

Alta foi de 2,21% na comparação com o mês anterior; frente a julho de 2021, houve crescimento de 3,74%.

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em julho cresceram 2,21% ante junho, para 181.982 unidades, segundo dados informados nesta terça-feira (2) pela associação de concessionárias, Fenabrave. Na comparação com julho de 2021, houve alta de 3,74%.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, porém, o resultado ainda é negativo, com queda de 11,96% nos licenciamentos, totalizando quase 1,1 milhão de unidades, informou a entidade.

O governo federal publicou na sexta-feira decreto com redução adicional do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos, o que deve impulsionar resultados de empresas como locadoras de carros, um dos principais clientes das montadoras no país.

A Fenabrave espera um resultado "equivalente" a 2021 nas vendas de carros e comerciais leves este ano, ou, "na melhor das hipóteses", um crescimento de mais de 4%, para cerca de 2,06 milhões de unidades.

Ele citou que os números de julho tiveram comportamentos diferentes dependendo do segmento, com os autoveículos apresentando crescimento na comparação mensal enquanto ônibus e motocicletas tiveram queda.

Andreta Jr. afirmou que motocicletas tiveram problemas de produção em julho e enfrentaram de alta no custo do crédito.

Vendas de motos caíram

As vendas de motos no país despencaram quase 11% no mês passado ante junho e caíram 4,4% na comparação anual, para 107,6 mil unidades. No ano, porém, este é o único segmento da Fenabrave a mostrar crescimento, de 18,2% ante os sete primeiros meses de 2021.

Reuters, 02/ago