sexta-feira, 24 de março de 2023

Ações do banco alemão Deutsche Bank caem nesta sexta-feira

Movimento de queda acontece depois que os swaps de inadimplência do banco. Nesta sexta-feira (24), o Société Générale também cai cerca de 7,51%, enquanto o Commers Bank apresenta tem desvalorização de 2,40%.

As ações do Deutsche Bank caem cerca de 10% na manhã desta sexta-feira (24). Os papéis chegaram a recuar 13% no mercado futuro norte-americano. Os papéis da companhia são negociados na bolsa New York Stock Exchange.

O movimento de queda acontece depois que os swaps de inadimplência do banco, que protegem contra a inadimplência, atingirem o nível mais alto em quatro anos. Esse movimento aponta haver uma preocupação dos investidores quanto a situação do setor bancário.

Além disso, outro ponto que ronda o mercado financeiro é que os bancos europeus enfrentaram uma semana marcada por dificuldades, muito por conta dos juros altos em todo o mundo e pela quebra de grandes instituições financeiras, como o Credit Suisse e o Silicon Valley Bank.

"O Deutsche Bank está no centro das atenções há algum tempo, de maneira semelhante ao Credit Suisse", disse Stuart Cole, macroeconomista-chefe da Equiti Capital.

Mercado Europeu

As acções dos bancos e serviços financeiros pressionaram os mercados europeus nesta sexta-feira, uma vez que as preocupações com a saúde das instituições financeiras se mantinham, com notícias de uma investigação norte-americana ao Credit Suisse e à UBS a acumular mais pressão sobre as ações.

O índice pan-europeu STOXX 600 caía 0,9% às 0809 TMG, mas uma recuperação acentuada no início desta semana colocou-o a caminho de ganhos semanais.

As acções do Credit Suisse AG e do UBS Group AG caíram 6,4% e 6,3%, respectivamente, após a Bloomberg News ter noticiado que estão entre os bancos sob escrutínio num inquérito do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) sobre se os profissionais financeiros ajudaram os oligarcas russos a escapar às sanções.

O Société Générale também cai cerca de 7,51%, enquanto o Commers Bank apresenta desvalorização de 2,40%, por volta das 8h (horário de Brasília).

Artur Nicoceli, g1, 24/mar