quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Mercado imobiliário do Rio termina ano de 2023 com crescimento de 13%

Segundo um levantamento feito pela Brasil Brokers, o volume de transações na capital fluminense é o segundo maior dos últimos dez anos.

O mercado imobiliário do Rio terminou o ano de 2023 com crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Segundo um levantamento feito pela Brasil Brokers, empresa de consultoria imobiliária, o volume de transações na capital fluminense é o segundo maior dos últimos dez anos, perdendo apenas para 2021.

A pesquisa mostra que as transações envolvendo apartamentos dominam a lista, representando 76,6% das movimentações, seguidas por casas, com 10,2%, e salas comerciais, com 9,7%.

Os dados analisados indicam, ainda, que o valor médio de compra e venda de imóveis na cidade do Rio oscilou positivamente pelo terceiro ano consecutivo, ficando próximo a sete mil reais por metro quadrado. Descontando a inflação, o ganho real nos preços foi de 4,68%.

A Região Central do Rio foi a que teve maior crescimento no número de transações ao longo de 2023, com 53,3%, seguida pelas Zonas Norte (18,4%), Sul (12,7%) e Oeste (3,3%).

Segundo as projeções, a Zona Sul do Rio deve seguir com o maior valor médio de venda entre as regiões da cidade, girando em torno de 13 mil reais por metro quadrado. A Zona Oeste foi a que mais teve aumento no último ano, com o preço médio em torno de seis mil reais por metro quadrado.

BAND.com.br, Guilherme Faria, 17/jan