A Vinci Partners, que gere R$ 6,4 bilhões em fundos imobiliários, está agora apostando em um novo segmento: o residencial. A gestora acaba de lançar um novo fundo imobiliário, o Vinci Oportunidade Residencial, de R$ 71 milhões, para investir em projetos no Rio de Janeiro.
O fundo já tem dois empreendimentos de médio e alto padrão no pipeline, um na Barra da Tijuca, em parceria com a construtora Patrimar, que já está 60% vendido, e outro na região da zona Sul, em parceria com a CE Valente. Para mitigar o risco de venda, o fundo inclui cláusulas que exigem um percentual mínimo de unidades vendidas.
A estratégia consiste em comprar os terrenos e fazer uma permuta com as incorporadoras para não correr o risco da construção e receber os ganhos com a venda dos imóveis. “A gente sempre quis entrar no segmento residencial, mas estávamos esperando o momento certo para apostar”, diz Leandro Bousquet, sócio da Vinci e chefe de real estate da gestora, que vê o setor aquecido neste ano com a queda da taxa de juros.
O portfólio, voltado para investidor qualificado, é focado no ganho de capital e mira um retorno de 25% ao ano, mas a gestora não descarta entrar em fundos residenciais voltados para renda.
Pipeline, Negócios, 29/jan