Design, mobiliário e funcionalidade dos apartamentos em estandes de vendas ajudam a seduzir os compradores.
São tantas as variáveis que o comprador tem que considerar antes de optar por um ou outro imóvel, que visualizar como ele ficará depois de mobiliado pode ser uma tarefa difícil. Não por acaso, as incorporadoras investem esforços extras na decoração dos apartamentos nos estandes de vendas. O cuidado com os detalhes e a sofisticação dos projetos são, de fato, uma prévia do resultado final.
A tecnologia tem papel fundamental nesse processo ao possibilitar um passeio virtual pelos ambientes do futuro imóvel — mas ter design assinado por arquitetos badalados e mobiliário de grife, além de combinar cenário 3D com locações físicas, é um apelo fundamental para fazer “cair o queixo” do comprador.
No Elos, um dos residenciais do bairro planejado Ilha Pura, na Barra da Tijuca, o BTG Pactual lançou mão de um decorado inteligente: um assistente virtual permite ao futuro morador acender as luzes ou controlar a temperatura do imóvel, antes mesmo de colocar o pé lá dentro. A “cereja do bolo” é a localização do decorado, que dispensou o estande de vendas e aportou no próprio prédio. O escolhido foi um apartamento de três quartos (duas suítes) com 115 metros quadrados.
— É uma experiência muito diferente de um decorado de estande, porque a pessoa visualiza o espaço onde vai morar em todos os aspectos: sol da manhã ou da tarde, vista, ventilação... Esse toque de realidade possibilita que o futuro morador vivencie o estilo de vida que terá no residencial — ressalta a gerente de Incorporação, Talitha de Abreu Ribeiro.
À parte a condição especial do Elos, que levou o decorado para uma unidade já construída, as incorporadoras que vendem imóveis na planta precisam ter criatividade para guiar a ambientação adequada. A Tegra Incorporadora seguiu esse caminho em seu novo residencial, o Gaea Home Resort, também na Barra da Tijuca, que terá seis edifícios de seis andares em um terreno de 25 mil metros quadrados.
No estande, os clientes podem optar por visitar um apartamento de três suítes, com 125 metros quadrados, ou um de quatro suítes, com 170 metros quadrados. Os dois decorados são assinados pelos escritórios Escala e Carlos Rossi.
— As unidades têm sala e cozinha integradas, piso nivelado, varanda exclusiva e closet nas suítes master. Dos decorados, é possível ter visão de todo o terreno do Gaea — conta o gerente geral de Novos Negócios da Tegra no Rio de Janeiro, Felipe Shalders.
Pegar o cliente pela emoção é a chave do sucesso de um decorado, na opinião da gerente de Marketing da Canopus, Renata Tavares. A incorporadora prepara seu primeiro lançamento na Zona Sul da cidade, o Arq Life Design Botafogo, e projeta seus decorados para criar ambientes que atendam às necessidades funcionais do futuro morador e ainda façam eco com seus desejos e aspirações.
— Para o público de alto padrão, mostramos as possibilidades de adaptação e customização do apartamento. Essa abordagem garante que cada cliente veja o decorado como um reflexo de suas necessidades e seu estilo de vida, aumentando a conexão emocional e a percepção de valor do imóvel — explica ela.
A mineira Patrimar soube explorar bem o jeito carioca de ser nos decorados de seus residenciais na Barra da Tijuca. O Oceana Golf, o Atlântico Golf e o Icon Golf Residence contam com dois decorados cada um, assinados por arquitetos renomados.
— Os decorados tentam reproduzir o estilo de vida de quem vai morar no apartamento. Exploramos os diferenciais do projeto e as potencialidades de mudanças e adaptações, de acordo com o perfil de cada cliente e em associação com a cultura local — conta a gerente de Produtos da Patrimar, Juliana Lembi.
O Globo, 28/ago