Prévias operacionais do terceiro trimestre de construtoras como Cyrela (CYRE3) e Direcional (DIRR3), divulgadas na semana passada, trouxeram bons resultados e o desempenho positivo deve continuar nos próximos meses, avaliou o analista Caio Araújo, da Empiricus Research, no Giro do Mercado desta segunda-feira (14).
O analista define o terceiro trimestre como positivo, em comparação a primeira metade do ano, que ele classifica como “discreta”. Araújo explica que a adaptação a nova regulamentação do Plano Diretor de São Paulo – aprovada no ano passado, que revisou as regras de construção e adensamento no município de São Paulo – fez com que os novos projetos levassem mais tempo para serem aprovados, reduzindo o ritmo de vendas.
Ainda assim, o volume de lançamentos de algumas empresas cresceu significativamente em relação ao mesmo período do ano passado. “A Cyrela é um exemplo claro”, aponta o analista. “Eles aumentaram em 44% o volume de lançamentos em relação ao ano passado, o que, naturalmente, se refletiu em vendas sólidas no trimestre em empresas como um todo.”
Para ele, Cyrela e Direcional são as ações que mais ganham destaque no setor nos próximos meses devido a sua boa execução e ao aumento de margens. ‘’A Cyrela, por exemplo, negocia menos de 6 vezes o seu lucro para o ano que vem”, disse.
Segundo o analista, apesar da boa perspectiva para as duas companhias, o setor, de modo geral, pode ter demanda impactada de forma negativa por conta do encarecimento do financiamento imobiliário diante da alta da Selic. “Empresas mais alavancadas tendem ter um encarecimento da sua dívida também’’, disse ele.
Money Times, 16/out