Essenciais nos dias de calor intenso no Rio, esses equipamentos em projetos econômicos animam o cliente a fechar a compra do imóvel
O verão escaldante do Rio está chegando, e quem pode se refrescar a um passo de casa é rei. Nessa época do ano, a piscina é o espaço que mais recebe moradores. Um chamariz de vendas, essas áreas vêm recebendo atenção especial nos projetos das construtoras. E, quanto mais sofisticadas forem, mais atrativo o empreendimento torna-se aos olhos dos clientes.
A Direcional, focada em projetos enquadrados no Minha Casa, Minha Vida (MCMV), inclui o equipamento em todos os projetos desde 2018. No Vert Alcântara, em São Gonçalo, e no Max Norte, na Pavuna, as piscinas terão deque molhado com paisagismo no entorno e churrasqueira. Segundo Felipe Macedo, gerente Comercial da construtora, os dois projetos devem ser lançados ainda neste mês.
— Piscina em condomínios do segmento econômico reflete uma conquista enorme para quem sempre sonhou com a casa própria. São famílias que podem oferecer a seus filhos uma experiência que os próprios pais não tiveram. Morar em um lugar com piscina é algo especial, principalmente no Rio, e fortalece o discurso da equipe de vendas — afirma Macedo.
Em 2025, a Direcional pretende lançar mais dois projetos com piscinas de 25 metros de extensão, pela primeira vez em um condomínio enquadrado no programa MCMV.
No Central Park Riviera, em Duque de Caxias, a piscina tem formato curvilíneo para dar ares de resort ao empreendimento. O projeto é um bairro planejado, que terá 10.080 unidades. Três torres com 480 unidades cada já foram lançadas. Cada condomínio tem área de lazer própria com 450 metros quadrados.
— A piscina foi um diferencial para o sucesso de vendas desse projeto, que já tem dois condomínios entregues, 100% vendidos. Nesse caso, ela tem tamanho e formato bem acima dos padrões usados em projetos do Minha Casa, Minha Vida — diz Jamille Dias, consultora de Vendas e Marketing da Riviera.
O Alto São Cristóvão e o Orla Mauá, na Zona Portuária, são dois projetos que se destacam com piscinas no rooftop e vistas espetaculares, ressalta Adriano Affonso, gerente-geral Comercial da Cury. No primeiro, o diferencial é a vista para o Cristo Redentor e a Quinta da Boa Vista. No segundo, é a visão 360 graus da Baía de Guanabara.
— Os projetos com piscinas têm gerado um interesse cada vez maior entre o público que visita nossos estandes de vendas. No Rio, uma cidade com paisagens exuberantes, as que têm vistas diferenciadas são as mais buscadas. Esse desejo permanece ao longo do ano, independentemente da estação — comenta Affonso.
No quesito “piscina”, o Water Park Pendotiba é hors concours. O próprio nome do projeto, que traz a palavra “água” em inglês, deixa claro que o empreendimento em construção da MP Construtora terá um complexo aquático com piscinas aquecidas, de ondas e com tobogãs, bar e outras atrações. A empresa também vai lançar o Encantos do Fonseca, em Niterói, com lazer diferenciado: piscina com 151 metros quadrados, deques seco e molhado e sauna.
— O projeto fica em uma área bem estratégica, próximo à Ponte Rio-Niterói, e terá três torres e 345 unidades de um e dois quartos. A área molhada certamente será um diferencial de vendas — pontua Gesiel Dias, gerente de Marketing da MP.
Projetos da MRV em Del Castilho, Campo Grande, Triagem e Taquara receberam piscinas com tamanhos acima da média das entregas do mercado em projetos do MCMV. As áreas molhadas contemplam piscinas para adultos e crianças e áreas decoradas que serão entregues 100% equipadas. A acessibilidade para cadeirantes também é outro diferencial.
— No próximo ano, todos os lançamentos da MRV terão esses equipamentos, acompanhando o sucesso de vendas desses produtos. Embora desafiador no segmento econômico, o investimento compensa, pois substitui a necessidade de o cliente pagar por um clube — afirma Leonardo Tocci, diretor Comercial e de Crédito da MRV.
Equipamentos têm dimensões diferenciadas
Com raia de 50 metros de extensão, piscina atende também a quem pratica natação
No Only By Living, no Cachambi, foi a primeira vez que a construtora colocou uma piscina “monumental”, segundo define Thays Góes, gerente de Produto da Living. Com raia de 50 metros de comprimento, o equipamento atende a pedidos de quem gosta de praticar natação em uma piscina com dimensões quase olímpicas. O empreendimento de médio padrão da marca está praticamente todo vendido.
— Visitamos alguns resorts ao redor do mundo para nos inspirar e colocamos algumas ideias em prática no projeto do Only By Living — afirma Thays.
O público em geral se encanta com projetos de piscinas diferenciadas, especialmente quando essas áreas têm um design moderno ou agregam funcionalidades aos equipamentos, como borda infinita, raia semiolímpica (25 metros), áreas de convivência ou espaços integrados com paisagismo, confirma Bruno Oliveira, diretor Comercial e de Incorporação da Construtora Calçada.
— Nos meses de verão, o interesse das pessoas por projetos com piscina tende a aumentar significativamente, pois ela é associada ao lazer e ao bem-estar. Torna-se um diferencial na hora de decidir pela compra, especialmente para famílias ou pessoas que priorizam a qualidade de vida.
Extra, Morar Bem, 10/dez