quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Derrubada de trecho da Perimetral revela beleza de antigo restaurante


Única construção que restou do antigo Mercado Central da Praça Quinze, o restaurante Albamar está prestes a recuperar parte da sua importância para o cenário da região. Com a derrubada da Perimetral, a beleza do restaurante de 80 anos poderá voltar a ser admirada pelos pedestres que circularem pelo grande passeio público previsto para o local. O pequeno trecho do viaduto que foi ao chão já dá uma amostra de como ficará a nova paisagem.

A derrubada do elevado começou em novembro de 2013 e deve estar totalmente finalizada até 2015, segundo a prefeitura. Diante do Albamar, parte do viaduto já não existe. Máquinas trabalham na retirada de pelo menos dois pilares e de algumas vigas e ainda há muitas toneladas de escombros naquele trecho. No início do mês, foram divulgadas imagens de como ficará o Centro do Rio no futuro. Com imagens de computador, a prefeitura usou fotos em 360 graus da região da Praça Mauá, da Praça Quinze e da Candelária, para mostrar o cenário antes e depois da derrubada do elevado.

A nova etapa de remoção do Elevado da Perimetral, diz a prefeitura, permitirá o avanço das obras dos túneis da Via Expressa que hoje com 537,2 metros escavados. Depois da obras, a Praça Quinze voltará ao desenho original.



O Globo, Simone Candida, 26/fev