segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vias da Zona Sul terão identificação numérica


Cariocas e turistas vão ganhar, a partir do dia 18 de fevereiro, um mecanismo a mais para não ficarem perdidos em vias da Zona Sul da cidade. Nas placas de esquina, além do nome do logradouro, também será estampada uma numeração correspondente a cada via perpendicular à orla, do Leme ao Leblon. Um total de 70 ruas e avenidas terá a nova sinalização: seis no Leme, da Rua Almirante Júlio Noronha à Rua Roberto Dias lopes; 31 em Copacabana, da Avenida Princesa Isabel à Rua Joaquim Nabuco; 15 em Ipanema, da Rua Francisco Otaviano até a Avenida Epitácio Pessoa; e 18 no Leblon, da Avenida Borges de Medeiros à Avenida Visconde de Albuquerque.

Inspiração internacional

A proposta de numeração de ruas é inspirada em modelos de cidades internacionais como Miami, Nova York e Vancouver. Além disso, o sentido da contagem - cujo marco zero está situado no Leme -, de acordo com o idealizador do projeto, o arquiteto e urbanista João Uchôa, também segue a ordem crescente de numeração das edificações de cada bairro.

- Essa é uma forma mais fácil para as pessoas se localizarem - afirma Uchôa.

Mas, de acordo com o chefe executivo do Imagem Rio, órgão que cuida da imagem da cidade, Joaquim Monteiro, o sentido da numeração ainda não está fechado, e, na semana que vem, haverá uma reunião para fechar o assunto.

- Esse ponto ainda não está fechado, já que a ideia é facilitar a vida do carioca e do turista. Se a contagem partir do Leme, por exemplo, estará na ordem contrária à numeração dos postos da Praia, que começa no Leblon. - explica Monteiro.

Os números serão colados no canto superior esquerdo das placas de nomenclatura das ruas - os adesivos foram cedidos pelo idealizador. A implementação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Conservação. A ideia é que todo o material já esteja fixado até o carnaval, quando será feito o primeiro grande teste.

- Esse é um projeto piloto. Vamos experimentar. Se recebermos uma boa resposta da população, poderemos ampliar esse projeto para outras áreas da cidade - afirma Monteiro.

Desenvolvido em 1998, o projeto de numeração das ruas foi apresentado ao prefeito Eduardo Paes na semana passada, que, de acordo com Uchôa, gostou da ideia e resolveu colocá-la em prática. Ele conta que a ideia surgiu quando hospedou um amigo estrangeiro em casa, que tinha dificuldades em circular pela cidade. Nem ele, que nasceu e cresceu no Rio, conhece todos as ruas e pontos de referências.

- Sou nascido e criado na Zona Sul, e não sei precisar a posição de grande parte das ruas, bem como a sequência delas.



O Globo, Rafael Nascimento, 02/fev