quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cristo Redentor comemora 83 anos


O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, comemora no próximo domingo, dia 12 de outubro, 83 anos. Mas as celebrações já começam nesta quarta-feira. Entre elas estão o lançamento do site www.cristoredentoroficial.com.br, missas e até iluminações especiais nas cores verde, amarela, azul e rosa.

O lançamento do site e uma campanha para que as pessoas postem fotos nas redes sociais - com um papel que traga a hashtag #CristoAmorBrasileiro -, fazem parte da programação de abertura, nesta quarta. A agenda segue com a missa em ação de graças, às 18h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no alto do Corcovado. Na ocasião, o monumento receberá uma iluminação verde e amarela.

Nesta quinta-feira, além da celebração dos 83 anos da estátua, a programação também festejará os 130 anos do Trem do Corcovado. Por conta disso, uma missa será celebrada às 11h e, às 18h30m, o monumento receberá a iluminação azul, em homenagem ao Dia Mundial da Visão, festejado no dia 9.

Na sexta-feira, acontece a Ação de Amor do Cristo Redentor, em prol dos meninos e meninas da Casa Maternal Melo de Matos, que cuida de crianças entre 3 e 13 anos, que moram nas comunidades da Rocinha e do Turano. A programação vai começar às 10h e terá atividades recreativas, gincanas, palestras e apresentações teatrais. Às 18h, o Cristo vai receber a iluminação rosa, por causa do Outubro Rosa, movimento mundial para chamar a atenção para o câncer de mama.

Seguindo a programação, no sábado, acontecerá a primeira edição da Feijoada & Samba dos Amigos do Cristo, na sede da Casa Maternal Melo Matos. O evento, que tem como finalidade arrecadar fundos para reformas da instituição, contará com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar. Às 22h, jovens do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio se reunirão no alto do Corcovado para uma vigília na Capela do Santuário Cristo Redentor, até as 8h de domingo.

Encerrando as comemorações, no dia 12 de outubro, data do aniversário do monumento, as atividades começam às 8h, com uma bênção aos visitantes. Às 10h acontece a apresentação da banda Sarca (da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca) e, às 11h, a missa de aniversário do Cristo Redentor. Ao meio-dia, é a vez da Oração do Ângelus e, às 12h30m, acontece o tradicional corte do bolo de quatro metros de comprimento, no próprio monumento, que será oferecido a quem estiver presente.


O Globo online, 08/out