quarta-feira, 22 de outubro de 2014

‘Navio’ em Laranjeiras à espera de novo dono


Exemplar da arquitetura moderna, o prédio, inspirado no formato de um navio, onde por 31 anos funcionou o consulado da Alemanha, em Laranjeiras, está à espera de um comprador desde dezembro do ano passado, quando a representação diplomática se mudou para o Centro. Agora, o cônsul-geral da Alemanha no Rio, Harald Klein, decidiu contratar uma corretora para agilizar a venda do imóvel, que é protegido pela Apac da região e fica num terreno de três mil metros quadrados. O valor, no entanto, não foi revelado.

Projetado pelo escritório alemão Schmidt & van Dorp, o prédio, que fica na Rua Presidente Carlos de Campos 417, perto do Palácio Guanabara, começou a ser erguido em 1956. A obra ficou pronta três anos depois, sendo a primeira embaixada da República Federal da Alemanha construída após a Segunda Guerra Mundial. Em 1972, a embaixada foi transferida para Brasília, cedendo o espaço ao consulado da Alemanha e a uma filial do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

CASA DA EUROPA

O prédio revela, nos detalhes, o formato de um navio. A cobertura do imóvel pode ser comparada a uma ponte de comando. Na parte central, as extremidades levemente afuniladas também lembram uma embarcação.

O consulado da Alemanha funciona, atualmente, no mesmo prédio do consulado francês, na Avenida Presidente Antônio Carlos 58, no Centro. Por causa da mudança, o edifício do Teatro Maison de France, inaugurado em 1956 pelo presidente Juscelino Kubitschek, passou a se chamar Casa da Europa. Foi a primeira vez no mundo que as representações dos dois países se juntaram num mesmo imóvel.


O Globo, 22/out