quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Selo verde conquista espaço


Com ar moderno e aparência muitas vezes futurista, os edifícios com certificação ambiental consolidaram sua presença nas metrópoles brasileiras. Isso ficou evidente com a realização da Copa do Mundo de 2014: sete dos 12 estádios construídos ou reformados para o Mundial receberam a certificação Leed de construção sustentável. O selo, sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental, foi criado nos Estados Unidos e está presente em 156 países - e o Brasil é o terceiro país no mundo com mais empreendimentos certificados, só perdendo para Estados Unidos e China.

Outro selo que vem ganhando es-paço é o Aqua-HQE, certificação de origem francesa concedida no Brasil pela Fundação Vanzolini, ligada à Universidade de São Paulo (USP). Ambas as certificações preconizam o uso de tecnologias de construção que promovem economia de recursos, como água e energia elétrica, além de materiais de construção com reduzido impacto ambiental e sistemas inteligentes de automação.

Hoje, existem 903 empreendimentos em processo de obtenção do selo Leed no Brasil, e outros 192 estão certificados. O Leed chegou ao país em 2007 e se espalhou entre os escritórios corporativos, edifícios comerciais, indústrias e centros de distribuição e logística. A certificação Aqua está presente em 305 empreendimentos, a maior parte edifícios residenciais, mas também é ostentada por prédios comerciais, escritórios, escolas, hotéis, shopping centers e loteamentos.

Vários fatores explicam o boom dos prédios verdes no Brasil. Um deles é a significativa redução dos custos em construir de forma sustentável. Em 2007, quando o Leed certificou o primeiro empreendimento - uma agência bancária do Santander em Cotia, na Grande São Paulo -, os custos adicionais da obra chegava a 30% em relação a uma obra convencional. As tecnologias empregadas na agência, como painéis fotovoltaicos para geração de energia, tijolos fabricados com materiais reciclados e estações de tratamento de efluentes, eram pouco utilizadas no país e os fornecedores, escassos.

Hoje o quadro mudou: o trabalho de sensibilização para o tema realizado pelas próprias entidades certificadoras despertou o interesse de arquitetos, engenheiros e empresas para as vantagens de se construir de modo sustentável, como a redução de custos operacionais, especialmente água e energia, ao longo da vida útil da edificação. Uma cadeia de produtos e serviços voltados à construção sustentável foi se consolidando, o que contribuiu para reduzir a custos dos materiais e tecnologias.

Novas certificações internacionais estão chegando, como a britânica Breeam e a DGNB, da Sociedade Alemã de Construção Sustentável, o que deve aquecer mais o mercado.

"Atualmente, o custo adicional médio de se construir um edifício com padrões de sustentabilidade gira em torno de 5% a 10%, se começarmos na etapa do projeto", afirma Sérgio Mendes, diretor de gestão de projetos, obras e sustentabilidade da consultoria imobiliária Cushman&Wakefield.

Neste ano, outros fatores au-mentaram o interesse pelos prédios verdes: a certificação das arenas esportivas, que deu visibilidade ao tema, e uma instrução normativa do Ministério do Planejamento, em vigor desde 4 de agosto, que tornou obrigatória a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) na classificação A, de mais econômica, para edificações públicas federais.

"Há um conjunto de razões que contribuem para o aumento da demanda por edifícios certificados. Há prefeituras, como as do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, oferecendo incentivos fiscais para prédios eficientes. Além disso, cresce a percepção de que é preciso estar preparado para enfrentar períodos de crise hídrica e energética, como tem mostrado a redução da oferta de água em São Paulo", diz Maria Carolina Fujihara, arquiteta do GBC Brasil, entidade responsável pelas certificações Leed no país.

A demanda pelo selo Leed começou com os escritórios corporativos de multinacionais e se espalhou pela indústria, shopping centers, hospitais e prédios comerciais. Agora, o GBC Brasil quer abocanhar o mercado de imóveis residenciais: em agosto, foi lançado o Referencial GBC Brasil Casa, uma adaptação do selo Leed for Homes, do mercado americano, para casas e condomínios residenciais. Três condomínios buscam a certificação-piloto, em São Paulo, Goiânia e Chapecó (SC).

Enquanto o Leed busca aumentar sua penetração em construções residenciais, nessa seara o selo Aqua-HQE reina soberano no Brasil. Lançado em 2008, pela Fundação Van- zolini, que adaptou o selo francês Démarche HQE, ele está presente em 308 empreendimentos, incluindo dez mil unidades habitacionais.

Para obter a certificação, é preciso cumprir 14 critérios, que abordam temas como uso de água, energia, conforto (térmico, acústico, visual) para o usuário, canteiro de obras com baixo impacto ambiental e qualidade sanitária dos ambientes. "A filosofia da certificação, desde seu início, tem sido causar uma mu-dança para melhor no mercado. E a resposta tem sido positiva, porque a demanda pelo selo só cresce", diz Manuel Carlos Reis Martins, diretor- executivo do Aqua-HQE.

Há empresas que optaram por certificar todos os empreendimentos residenciais com o selo. E o caso da construtora e incorporadora Even, que começou a buscar soluções de sustentabilidade para seus edifícios em 2006 e acabou optando pela proposta do Aqua-HQE. Em 2012, a empresa foi certificada como Empreendedor Aqua, o que significa que os novos lançamentos residenciais terão o selo ambiental- 36 empreendimentos em São Paulo desde então. Os residenciais lançados no Rio de Janeiro a partir de 2014 também virão com o selo.

Embora as famílias busquem melhor preço e localização na hora de comprar um imóvel, a sustentabilidade tem sido uma estratégia para agregar valor aos empreendimentos. "A demanda por apartamentos com selo verde tende a crescer à medida que os benefícios forem sendo percebidos. Na ponta do lápis, um empreendimento certificado consome 27% menos água e 39% menos energia nas áreas comuns", diz Sílvio Gava, diretor-executivo de sustentabilidade da Even.



Valor Econômico, Setorial Construção Civil, 14/out