sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Erguido no século XIX, prédio na Rua do Riachuelo, no Centro do Rio, é entregue restaurado


A cidade ganhou um presente antecipado pelos seus 450 anos de fundação, comemorados em 1º de março de 2015. Meses antes de soprar as velinhas, o Rio recebeu nesta quinta-feira, restaurado, o prédio 287 da Rua do Riachuelo, no Centro, erguido no século XIX, que foi sede da Inspeção Geral de Obras Públicas da Capital Federal, em 1901, e, hoje, pertence à Cedae.

Com o retrofit, o imóvel - de três andares, pé direito de 4,5 metros e amplas paredes de 70 centímetros de largura - já começou a ser utilizado. Nesta quinta-feira mesmo, foi palco do lançamento do livro "Memórias da Água", do francês Benoit Fournier.

O lugar está disponível para eventos - inclusive os da programação dos 450 anos do Rio. Mas o espaço, de três mil metros quadrados, foi recuperado com o objetivo principal de se tornar um centro cultural interativo: a Casa das Águas. Lá, o visitante poderá ver exposições e "mergulhar" em atividades educativas, de pesquisa e lúdicas sobre a água. E num anexo, em obras, funcionarão uma sala de cinema e um auditório.

- Esse prédio é um patrimônio histórico e corria o risco até de pegar fogo. A fiação estava aparente. O telhado também podia desabar - recorda Wagner Victer, presidente da Cedae.

Os R$ 8 milhões gastos na restauração foram captados através da Lei Rouanet, de incentivos fiscais, do Ministério da Cultura. Como o imóvel é preservado, a reforma precisou ser cercada de cuidados, e levou dois anos.

São necessários mais R$ 7 milhões para implantar o centro cultural. A intenção do Instituto de Sustentabilidade e Novos Talentos do Esporte e da Cultura (Intec), responsável pela Casa das Águas, é que o espaço funcione em 2015.



O Globo, 19/dez