terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mercado de luxo: os mimos que a classe A pede ao alugar imóveis de temporada


Um levantamento realizado com exclusividade pelo site AlugueTemporada para o Morar Bem revela o perfil (e mimos) de quem busca um imóvel de luxo para curta duração no Brasil. Quartos, sempre acima de quatro, sendo que a maioria das solicitações são com cinco ou seis dormitórios. De frente para o mar também é grande preferência deste seleto nicho. Serviços de babás, motorista e infraestrutura com ar-condicionado e wif-fi são básicos. Nada menos que isso.

Como o mercado de luxo funciona sempre na base da exclusividade e sigilo, contatos são muito importantes. Portanto, alugar um imóvel deste porte, geralmente, inclui também a indicação e apoio para a contratação de serviços, como chefes de cozinhas, garçons, aluguel de mesas e cadeiras, fotógrafos, motoristas com carro executivo ou van. Mas há também pedidos de heliportos, professores de dança, massagista e até mesmo DJ e palhaço.

A pesquisa foi realizada pela AlugueTemporada com dados do Luxury Rentals, acervo de hospedagem de luxo reunido pelo grupo global HomeAway, com curadoria de Andrew Harper, especialista em viagens de luxo. Os principais destinos são, pela ordem: Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal. A procura, entretanto, de forma geral, vem tanto do Brasil mesmo quanto dos Estados Unidos. Países como Alemanha, Argentina e Reino Unido também têm tido grande participação.

Os preços variam conforme a região, padrão do imóvel, facilidades e glamour, claro. Mas, para se ter uma ideia, as diárias variam a partir de R$ 1.560 na alta temporada. O teto dos valores, bem, esse não há. É uma questão de negociação mesmo.

Segundo Harper, os pedidos especiais dos viajantes variam muito. Mas um levantamento feito diretamente com alguns proprietários revela que ar-condicionado e sinal de wi-fi são algumas das exigências básicas, assim como é comum pedirem TV a cabo, Netflix, e também ter smart TV com acesso à internet. Em relação aos serviços, os locatários costumam pedir serviços como transfer, principalmente para o trecho até o aeroporto, e motorista com van à disposição para fazer tours e passeios dentro e fora da cidade.

- Também é bem comum solicitarem babás para acompanhá-los nos passeios ou também para ficar com as crianças em algum período do dia, enquanto aproveitam passeios noturnos, shows e visitas à escolas de samba - conta Adan Carballido, administrador de uma destas casas luxuosas, em Copacabana.

MÚSICA, SUSHI, JANTAR NA PISCINA E PALHAÇO ENTRE OS PEDIDOS CURIOSOS

Entre as curiosidades, é comum os visitantes de luxo pedirem ajuda para realizar eventos como festas e jantares. Aí, vale solicitar músico, DJ, professor de dança e até mesmo de yoga.

- Já recebemos solicitações também para alugarmos máquina de chope, além de encomenda de comidas de restaurantes especializados e jantares românticos na área da piscina. Além disso, uma casa de seis quartos já foi alugada para apenas um casal, que pediu massagistas, professor de yoga, personal trainer, carro com motorista à disposição e aluguel de barco em Angra dos Reis - diz Carballido, que completa. - Recentemente, teve um casamento de uma brasileira que mora em Nova York e casou com um americano. Ele trouxe a família dele ao Brasil para fazer uma grande festa aqui na nossa propriedade. Ajudamos o casal a contratar a maioria dos serviços, como DJ, músicos e a equipe para o jantar.

Um outro dono de imóvel revela que, entre os pedidos curiosos, já teve gente pedindo palhaço, professor de capoeira e músicos. Já o proprietário de um imóvel de luxo em Trancoso, na Bahia, que tem campo de golfe, conta que o ar-condicionado e a internet são básicos nas solicitações. "Um serviço que sempre oferecemos é uma arrumadeira, e um 'faz tudo' para qualquer problema que ocorra durante a hospedagem. São meus funcionários. A cozinheira é um serviço à parte que sempre é pedido. Os hóspedes são basicamente do Brasil: São Paulo, Vitoria e Rio de Janeiro".

Outro, também na mesma cidade, conta que entre os pedidos inusitados, já pediram sushiman e música ao vivo. A maior procura ainda é de viajantes da América Latina, principalmente Brasil, Argentina e Chile. Mas ele já recebeu hóspedes da Holanda, Bélgica, Inglaterra, Suécia, França, Estados Unidos, Rússia, Canadá e Espanha.



O Globo Online, Morar Bem, 29/dez