terça-feira, 11 de agosto de 2015

Barra vai ganhar novos quiosques


Vêm aí os quiosques que darão cara nova à orla da Barra da Tijuca e do Recreio. O protótipo do modelo, aprovado em junho pela Prefeitura do Rio, ficará disponível à visitação de cariocas, quiosqueiros e turistas na Praia da Barra a partir das 9h de hoje. Uma das novidades - que vai melhorar e muito a vida dos frequentadores - é que todos terão banheiros.

A Orla Rio, concessionária que detém a exploração comercial dos quiosques nas orlas e autora do projeto, quer revitalizar todos os 98 quiosques das duas praias até os Jogos Olímpicos. As unidades serão padronizadas, duplas, com 30 m² (o dobro da área atual) e terão coberturas para mesas e cadeiras, sem qualquer estrutura que obstrua a circulação dos pedestres.

"Elaboramos uma arquitetura harmonizada com o meio ambiente, sem agredir a paisagem e atendendo ao principal desejo dos operadores, que era ganhar espaço. Predominam o vidro, a fibra na cor de areia e a madeira, trazendo sensação rústica. Nada pode competir com o visual da praia", diz João Marcello Barreto, vice-presidente da Orla Rio Concessionária. Ao contrário da Praia de Copacabana, os banheiros, na Barra e no Recreio, serão unissex e ficarão nos quiosques, e não no subsolo. As estruturas atuais da Zona Oeste não contam com sanitários.

O projeto também se preocupou em proporcionar economia, poupando o meio ambiente. As unidades terão captação de energia solar com um aparelho conectado ao relógio de luz. "Esse sistema faz com que o relógio ande para frente e para trás e desconta o que foi gerado do total consumido de energia solar. No período de verão, a utilização de energia solar pode chegar a 45% do consumo total", explica Barreto.

As reformas serão arcadas parte pelos operadores, parte pela concessionária, sem custo para o poder público. O orçamento ainda não foi fechado, porque alguns detalhes ainda podem ser reajustados. A partir de hoje, o projeto será compatibilizado com todos os fornecedores da fibra, do aço inox, do deque e do vidro para que sejam definidos os procedimentos de montagem.

A Orla Rio pretende produzir de 10 a 15 unidades dos novos quiosques por mês. Segundo o representante da empresa, a conclusão até a Olimpíada vai depender dos trâmites finais e da 'ajuda' da meteorologia.

O quiosque aberto para visitação fica na Avenida Lúcio Costa, em frente ao número 3.360, entre os postos 4 e 5. Ele será operado comercialmente em setembro, quando os demais entrarão em fase de revitalização.



O Dia, Gustavo Ribeiro, 11/ago