quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Arena Carioca 1 é apresentada


A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou ontem a Arena Carioca 1, onde serão disputadas as partidas de basquete, basquete em cadeiras de rodas e rúgbi em cadeira de rodas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e é o terceiro equipamento do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, faltando sete meses para o início do evento esportivo. Foram entregues anteriormente a Arena do Futuro (tênis) e o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês). De sexta-feira até domingo, quatro seleções disputam, na arena, o Torneio Internacional Feminino de Basquete, primeiro evento teste do ano. Os ex-atletas e medalhistas de ouro Marcel, Hortência e Janete conheceram as instalações ao lado do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Artur Nuzmman. 

Segundo Paes, a inauguração do terceiro equipamento no parque é uma prova de que o complexo não é motivo de preocupação, bem como o Complexo de Deodoro. "É uma prova de que no Brasil, desde que se faça corretamente, é possível realizar grandes eventos sem tirar recursos de outros setores. Desde 2009, a prefeitura investiu R$ 65 bilhões em Saúde e Educação contra os R$ 655 milhões de dinheiro público destinados às Olimpíadas, que tantas oportunidades trouxeram para o Rio. Vale destacar que essa arena permanente tem muita importância pois o que vamos arrecadar com ela, após os Jogos, vai pagar as outras arenas do Parque Olímpico dentro de um modelo de gestão como o da HSBC Arena. Não vamos deixar elefantes brancos. É uma olimpíada diferenciada e de sustentabilidade", garantiu o prefeito. 

Construída através do modelo de Parceria Pública Privada (PPP), a Arena Carioca 1 tem 33 metros de altura e área construída de 38 mil metros quadrados, com 282 salas, 49 banheiros, oito vestiários e seis elevadores. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, terá capacidade para receber 16 mil espectadores. Cerca de 2 mil operários participaram da construção. 

A partir de sexta-feira, a instalação receberá o Torneio Internacional Feminino de Basquete, evento-teste que reunirá 48 atletas de quatro países - Brasil, Austrália, Venezuela e Argentina. Este é o segundo evento-teste realizado no Parque Olímpico Rio 2016 - que recebeu, em dezembro, o evento teste de Tênis. Em fevereiro, a Arena Carioca 1 será sede do Campeonato Internacional de Rúgbi em Cadeira de Rodas. 

"Acabei de mandar uma foto para o presidente da Fiba (Federação Internacional de Basquetebol) por ser um espaço espetacular no mesmo porte de qualquer arena da NBA (Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos). Enfim, é mais um equipamento notável entregue, o que nos deixa muito confortável com relação ao tempo e ao prazo", destacou Nuzmann.

A quadra tem 608 metros quadrados e foi construída com dois tipos de madeira maciça, um para a área de jogo e outro para o entorno. Para garantir a melhor performance dos atletas, há um sistema de apoio flexível, composto por amortecedores de borracha. O projeto de acessibilidade inclui rampas de acesso direto da Via Olímpica, além de quatro escadas externas. Nas arquibancadas há assentos acessíveis, e as escadas têm piso antiderrapante e faixas de contraste visual. 

Após os Jogos Rio 2016, a Arena Carioca 1 será destinada ao esporte e à promoção de eventos como shows, feiras, exposições e competições esportivas. Sua ala de alto rendimento será implementada na área contígua à da Arena Carioca 2, formando um conjunto de equipamentos a serviço dos melhores praticantes de boxe, taekwondo e esgrima do País. Haverá também vestiários e uma academia para a prática de musculação e exercícios de condicionamento aeróbico.



Jornal do Commercio, 13/jan