sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Desafio do transporte urbano


A conclusão da primeira fase do projeto de melhoria viária para a Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, com a entrega de uma pista expressa elevada no sentido Barra-Zona Sul, ao lado da Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô, permitindo que a partir desta sexta-feira os motoristas que seguem pela referida avenida comecem a utilizá-la, atende a uma demanda antiga dos moradores da região e aumenta susbstancialmente a respectiva capacidade viária, como a elevação, conforme se prevê, dos respectivos fluxos de tráfego e consequente ampliação do volume de circulação de veículos. 

As duas faixas próximas à calçada, no mesmo sentido, passarão a ser destinadas somente ao trânsito local e, conforme se anuncia, na segunda etapa da liberação do "Novo Viário", prevista para fevereiro, a pista elevada no sentido Recreio será liberada ao tráfego, passando a avenida a ter cinco faixas em cada sentido. 

Já os retornos subterrâneos estão em construção no local e, ao fim da obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, executada pelo Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB), responsável pela implantação da Linha 4 na região, vão contribuir para a fluidez do trânsito, oferecendo outra opção aos retornos existentes, sob o elevado das Bandeiras e a ponte de acesso à Avenida das Américas. 

Sabe-se, por outro lado, que a Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações(Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e seis quilômetros de extensão.

Veja-se aliás, que o projeto representa a execução da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. Registre-se, a propósito, que com a Linha 4 será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Isso representa, de resto, uma expansão da infraestrutura viária condizente com as demandas atuais e potenciais da população, tendo assim um papel fundamental na própria estratégia de crescimento da cidade e de melhoria da qualidade de vida da população, a qual tem na mobilidade urbana uma de suas referências básicas. 

Enquanto isso, e conforme se anuncia ainda, as secretarias de Estado e Municipal de Transportes devem promover até junho a integração tarifária entre metrô, ônibus e BRT na cidade do Rio de Janeiro. A medida, que faz parte do processo de integração e otimização do sistema de mobilidade do município, vai gerar, ao que se espera, uma economia aos passageiros que utilizam os modais e agilizar o embarque, já que não será necessária a aquisição do segundo bilhete, incentivando pois o uso do transporte público. 

Trata-se, ademais, nas palavras do secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, de mais um legado do processo de integração propiciado pelos Jogos Olímpicos e um benefício aos usuários do transporte público: "Com isso, esperamos que mais pessoas deixem o carro em casa utilizando os modais de alta capacidade, no caso o BRT e o metrô. Estas, afinal, as linhas básicas do avanço que daí decorrerá e que tem na complementaridade dos diferentes modais um de seus fundamentos, no rumo de uma indispensável modernização.



Jornal do Commercio, Editorial, 07/jan