sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Tesoura nos gastos


Cortar gastos continua sendo a meta para 2016, principalmente quando o assunto são despesas de condomínio. Esse custo aumentou quase 8% no último ano no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma conta cada vez mais pesada no orçamento das famílias. Pensado nisso, a Irigon, empresa especializada em administração de condomínios e locação de imóveis, lançou um serviço de orientação aos síndicos que pode ajudar a reduzir os gastos em até 60%.

Economista e diretor-executivo da Irigon, José Carlos Siqueira esclarece que a taxa condominial varia de acordo com fatores como uso de água e luz, contratações, manutenções e inadimplência. "Os valores cobrados são definidos a partir de diversos critérios, como o número de moradores, funcionários e os itens de lazer", afirma José Carlos.

O especialista ressalta que a economia nas despesas dos prédios não depende só do síndico. É possível baratear contas seguindo dicas simples com a ajuda de todos os condôminos.

Uma das recomendações é fazer a previsão orçamentária e apresentá-la em assembleia logo no início do ano. No estudo, deve ser sugerido um possível aumento para ser votado.

Outra dica é priorizar a manutenção preventiva para fugir de gastos extras. Também é importante fazer as autovistorias, como determina a Lei 6.400. A inspeção deve ser realizada nas dependências do prédio.

Vale ainda programar rodízio dos elevadores nos horários de menor movimentação e fazer a medição individual da água. Verifique vazamentos para evitar desperdício e, se possível, implemente sistema de reaproveitamento da água da chuva. Use lâmpadas econômicas, do tipo LED, bombas com baixo custo e sensores de presença, que podem economizar até 50% da energia local. Fique de olho na escala de trabalho dos funcionários para evitar horas extras.



Meia Hora, Imóveis, 14/jan